DSpace Repository

Método Prince: registros e análise da aplicação da pedagogia de um mestre sem diploma

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rocha, Inês de Almeida
dc.contributor.author Cabral, Roberta Mourim
dc.date.accessioned 2018-02-27T19:11:30Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-27T19:11:30Z
dc.date.issued 2015-08-31
dc.identifier.citation CABRAL, Roberta Mourim. Método Prince: registros e análises da aplicação da pedagogia de um mestre sem diploma. 191 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=75317>. Acesso em: 27 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11120
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/16 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Método Prince: registros e análise da aplicação da pedagogia de um mestre sem diploma pt_BR
dc.title.alternative Prince Method: Records and Analysis of the Pedagogy of a Master without a Diploma pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga
dc.contributor.referee Merhy, Silvio Augusto
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Prince Method pt_BR
dc.subject.en musical notation pt_BR
dc.subject.en rhythm reading pt_BR
dc.subject.en relative solfeggio pt_BR
dc.subject.en sightreading. pt_BR
dc.description.abstracten This master thesis has the objective to analyse The Prince Method: Reading and ear-training — Rhythm (PMR) and the The Prince Method of Sound (PMS) to describe the ideal form to apply them, according to the author's pedagogy. Adamo Prince, the author, is also a musician, composer, arranger and teacher. The PMS is a manuscript book that has been used by Prince for thirty year to teach relative solfeggio. This research is justified by the studies shortage about the subject and the high popularity of Prince's methods in Brazil. To materialize the research, I use both experience reports and the analysis of Prince's manuscripts and textbooks. This thesis has an interdisciplinary feature, which should be highlighted. On the one hand, the purpose of the research requires musical and educational knowledge on the other hand it has some aspects of the History of The Present Time. According to René Rémond (2006), researches of that type can be a way to record and analyse the historical processes as they occur: and this is one characteristics of this work. In the same way, also in the historiography field, I use Michel de Certeau (1982), as theoretical background. But there are other points, like the Prince's place on the university musical field, which are approached by the sociology bias. In these cases I use Pierre Bourdieu (2004) (2006) (2007a) (2007b) as theoretical reference. With this thesis I expect to, at least, help the ones who want develop the musical perception, the sight-reading performance, the rhythm reading and the solfeggio by using the Prince's methods. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem o objetivo de analisar o Método Prince: Leitura e Percepção — Ritmo (MPR) e o Método Prince de Som (MPS) visando descrever a forma ideal da aplicação destes, segundo a pedagogia do autor, músico, compositor, arranjador e professor, Adamo Prince. O MPS é um manuscrito não publicado que vem sendo utilizado por ele, nos últimos trinta anos, no ensino de solfejo relativo. Justifico a pesquisa, em vista da carência de estudos sobre o tema e a alta inserção dos materiais pedagógicos elaborados por Prince no território do país. Para concretizar a investigação, uso a combinação de duas metodologias: o relato de experiência; e a análise dos livros didáticos e manuscritos de Prince. A pesquisa tem um caráter interdisciplinar, que deve ser ressaltado. Por um lado, a análise dos métodos, proposta no objetivo desta dissertação, exige conhecimentos e referenciais teóricos sobre música, educação e educação musical. Por outro, de acordo com René Rémond (2006), as pesquisas de História do Tempo Presente são uma maneira de registrar e analisar os processos na medida em que eles acontecem: e esta é uma das características deste trabalho. Ainda no campo da historiografia, adoto Michel de Certeau (1982), como referencial teórico. Mas há outros aspectos, sobre o posicionamento de Prince e sua obra no campo dos intelectuais da música, que são abordados pelo viés da sociologia. Nestes pontos tomo Pierre Bourdieu (2004) (2006) (2007a) (2007b) como referencial teórico. Espero, com esta análise, ao menos ajudar aqueles que queiram buscar, através dos métodos de Prince, desenvolver a percepção musical e a fluência ou a alta performance na leitura rítmica, na leitura à primeira vista e no solfejo. pt_BR
dc.subject.pt Método Prince pt_BR
dc.subject.pt notação musical pt_BR
dc.subject.pt leitura rítmica pt_BR
dc.subject.pt solfejo relativo pt_BR
dc.subject.pt leitura à primeira vista pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|