dc.contributor.advisor |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.author |
Soraia Santana, Capello |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T12:48:02Z |
|
dc.date.available |
2018-02-28T12:48:02Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
CAPELLO, Soraia Santana. Boas práticas na utilização de mídias sociais para bibliotecas universitárias: um guia sobre como utilizar adequadamente estas ferramentas. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11141 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/23. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Boas práticas na utilização de mídias sociais para bibliotecas universitárias : um guia sobre como utilizar adequadamente estas ferramentas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Barros, Moreno Albuquerque de |
|
dc.contributor.referee |
Tavares, Marcia Heloísa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
University libraries |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social media |
pt_BR |
dc.subject.en |
Best practices |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Conducts an investigation around the forms of use of social media, taking into account the
current context in which university libraries have increasingly using these tools in their
activities. Aims to prepare guidelines that report the best practices in social media in order to guide and assist the librarian in the use and publication of content on these channels on behalf of the library in which it operates. The theoretical perspectives was divided into two subsections: the first deals with the university library and the university in Brazil, presenting a brief history of the emergence of Brazilian universities and their libraries. In addition to addressing the mission of the university library and the use of digital marketing in them. The second subsection provides ways to use social media in university libraries. The methodology used in this study is a qualitative approach. The data collection instrument used was the questionnaire, composed of open and closed questions, virtual environments visits and technical content analysis. The study universe consists in the libraries of public universities in the State of Rio de Janeiro. The questionnaire was directed to the management of the libraries. The final product of this study was constructed by analysis of how has been the participation of libraries in this universe and analysis of manuals, guides, or informational policies. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Realiza uma investigação em torno das formas de uso das mídias sociais, levando em consideração o contexto atual no qual as bibliotecas universitárias vêm utilizando cada vez mais estas ferramentas em suas atividades. Objetiva preparar orientações que visem as boas práticas em mídias sociais, a fim de guiar e auxiliar o bibliotecário na utilização e publicação de conteúdo nestes canais em nome da biblioteca em que atua. As perspectivas teóricas estão divididas em duas subseções: a primeira trata da biblioteca universitária e da universidade no Brasil, apresentando um breve histórico do surgimento das universidades brasileiras e suas bibliotecas. Além de abordar a missão da biblioteca universitária e o uso de marketing digital nas mesmas. A segunda subseção apresenta as formas de uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias. A metodologia utilizada neste estudo é de cunho qualitativo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário de perguntas abertas e fechadas, visitas a ambientes virtuais e a técnica de análise de conteúdo. O universo estudado consiste nas bibliotecas das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. O questionário foi direcionado às bibliotecárias gestoras das bibliotecas em questão. O produto final deste estudo foi construído através da análise de como vem sendo realizada a participação das bibliotecas neste universo e da análise de manuais, guias, ou políticas informacionais voltadas para este fim. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bibliotecas universitárias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mídias sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Boas práticas |
pt_BR |