dc.contributor.advisor |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.author |
Silva, Daniele da Fonseca Garamvolgyi e |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T12:48:30Z |
|
dc.date.available |
2018-02-28T12:48:30Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Daniele da Fonseca Garamvolgyi e. Competência em informação: estudo sobre as ações de promoção à Competência em Informação em bibliotecas de pós-graduação em engenharia. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11142 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Competência em informação : estudo sobre as ações de promoção à Competência em Informação em bibliotecas de pós-graduação em engenharia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Lidiane S. |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Nysia Oliveira de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
University libraries |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy programs |
pt_BR |
dc.subject.en |
Engineering |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The study provides an overview of the actions to promote information literacy held by libraries attending pos gradutate engineering courses evaluated as six and seven of the Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nivel Superior (Capes) grades. To achieve those goals, a systematic review was performed to obtain a theoretical expertise, and subsequently to collect data, an online questionaries were send for each of the selected libraries responsible. The third phase of the research was carried out through the content analysis of the answers of representatives of libraries. The results show that libraries develop practices for the development of information literacy, but with just little emphasis on ethical and legal aspects of the use of information. It was noted that actions to promote the competence in information occur regularly in that libraries, but there is no planning, documentation or institutionalizing of all phases of the development of these activities. Finally, it suggests the use of a model plan for the documentation and description of all the steps of the development process of information literacy for Engineering´s post graduate libraries. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa traça um panorama das ações de promoção à competência em informação realizadas pelas bibliotecas que atendem a cursos de pós-graduação em engenharia, avaliados com conceitos entre seis e sete pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e se o planejamento e a descrição dessas atividades estão formalizados em documentos das bibliotecas. Para alcançar os objetivos pretendidos, foi realizada uma revisão sistemática para se obter um embasamento teórico e, posteriormente, para a coleta de dados, foram aplicados questionários, encaminhados por e-mail, aos responsáveis de cada uma das bibliotecas selecionadas. A terceira fase da pesquisa ocorreu através da análise de conteúdo da fala dos representantes das bibliotecas. Os resultados apontam que as bibliotecas desenvolvem práticas voltadas para o desenvolvimento da competência em informação de seus usuários, porém com pouca ênfase na reflexão sobre aspectos éticos e legais sobre o uso da informação. Constatou-se ainda que as ações de promoção à competência em informação ocorrem de forma regular nas unidades de informação, no entanto, não existe um plano, documentando e formalizando todas as etapas do desenvolvimento dessas atividades, o que dificulta a oficialização dessas ações e o estabelecimento de parcerias com professores e outros setores das instituições. Por fim, sugere a utilização de um modelo plano para a documentação e descrição de todas as etapas do processo de desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas de pós-graduação em Engenharia. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Competência em informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bibliotecas universitárias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programas de competência em informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Engenharia |
pt_BR |