dc.contributor.advisor |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.author |
Bragante, Dempsey de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T12:48:53Z |
|
dc.date.available |
2018-02-28T12:48:53Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
BRAGANTE, Dempsey de Lima. Competência em informação em bibliotecas universitárias federais brasileiras: recomendações para a construção de programas. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11143 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/27. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Competência em informação em bibliotecas universitárias federais brasileiras : recomendações para a construção de programas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Calil Junior, Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Weitzel, Simone da Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Nascimento, Bruna Silva do |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Literacy. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Literacy Programs |
pt_BR |
dc.subject.en |
Users education |
pt_BR |
dc.subject.en |
University library. University |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In order to face the present conditions of the world, an individual needs to build skills that give him permanent tools which enables him to use information in an independent and critical way. These will be used to build and renew the knowledge he will apply to his private as well as professional life. This study aims at the proposal of recommendations for the construction of information literacy programs in library systems within Brazilian federal universities. The reason supporting the study is the offering of practical measures for the effective dissemination of information literacy programs in this country. They will, in turn, contribute to universities with training for human and professional development and lifelong learning. In a more specific context, the objective is to map the Brazilian federal university libraries systems which carry information literacy programs and actions. To achieve the objectives of this scientific research, an qualitative, descriptive and documental approach is made. The study starts with a bibliographic search aiming at theoretical basis; In sequence, the existing federal universities in Brazil are mapped in order to identify information literacy programs and actions. Finally, a documental research is developed, which leads to the access to the corpus of the research, the documents and guidelines of the information literacy programs. The analysis of the data is performed through the technique of content analysis. It is considered that the objectives of the research are reached, once a set of recommendable practices are identified. These aim at the elaboration of qualified information literacy program management. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Para enfrentar as condições do mundo atual, o indivíduo precisa construir habilidades que venham a dar-lhe instrumentos permanentes para usar a informação de forma autônoma e crítica para construir e renovar seus conhecimentos, aplicáveis à vida privada ou profissional. Este estudo tem como objetivo geral propor recomendações para a construção de programas de competência em informação em sistemas de bibliotecas, dentro da estrutura formal das universidades federais brasileiras. O estudo justifica-se por oferecer medidas práticas para a efetiva implantação de programas de competência em informação no Brasil, que por sua vez virão a contribuir nas universidades com a formação para o desenvolvimento humano e profissional e o aprendizado ao longo da vida. Em contexto mais específico objetiva-se mapear os sistemas de bibliotecas universitárias federais brasileiras que mantêm programas de competência em informação para identificar as práticas de competência em informação existentes nesses sistemas. Para alcançar os objetivos da investigação científica, opta-se pela abordagem quali-quantitativa, descritiva e documental. Inicia-se por um levantamento bibliográfico para obter embasamento teórico; mapeiam-se as universidades públicas federais existentes no Brasil, para, em sequência, identificar programas e ações de competência em informação existentes. Finalmente, desenvolve-se uma pesquisa documental, que leva ao acesso ao corpus da pesquisa, os documentos e diretrizes dos programas de competência em informação. A análise dos dados realiza-se por meio da técnica de análise de conteúdo. Considera-se que os objetivos da pesquisa foram atingidos, uma vez que foi possível propor um conjunto de práticas identificadas como recomendáveis na elaboração e gestão qualificada de um programa de competência em informação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Competência em informação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programa de competência em informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de usuários |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca universitária |
pt_BR |