DSpace Repository

Competência em informação em bibliotecas universitárias federais brasileiras : recomendações para a construção de programas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Calil Junior, Alberto
dc.contributor.author Bragante, Dempsey de Lima
dc.date.accessioned 2018-02-28T12:48:53Z
dc.date.available 2018-02-28T12:48:53Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation BRAGANTE, Dempsey de Lima. Competência em informação em bibliotecas universitárias federais brasileiras: recomendações para a construção de programas. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11143
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/27. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Competência em informação em bibliotecas universitárias federais brasileiras : recomendações para a construção de programas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Calil Junior, Alberto
dc.contributor.referee Weitzel, Simone da Rocha
dc.contributor.referee Nascimento, Bruna Silva do
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Information Literacy. pt_BR
dc.subject.en Information Literacy Programs pt_BR
dc.subject.en Users education pt_BR
dc.subject.en University library. University pt_BR
dc.description.abstracten In order to face the present conditions of the world, an individual needs to build skills that give him permanent tools which enables him to use information in an independent and critical way. These will be used to build and renew the knowledge he will apply to his private as well as professional life. This study aims at the proposal of recommendations for the construction of information literacy programs in library systems within Brazilian federal universities. The reason supporting the study is the offering of practical measures for the effective dissemination of information literacy programs in this country. They will, in turn, contribute to universities with training for human and professional development and lifelong learning. In a more specific context, the objective is to map the Brazilian federal university libraries systems which carry information literacy programs and actions. To achieve the objectives of this scientific research, an qualitative, descriptive and documental approach is made. The study starts with a bibliographic search aiming at theoretical basis; In sequence, the existing federal universities in Brazil are mapped in order to identify information literacy programs and actions. Finally, a documental research is developed, which leads to the access to the corpus of the research, the documents and guidelines of the information literacy programs. The analysis of the data is performed through the technique of content analysis. It is considered that the objectives of the research are reached, once a set of recommendable practices are identified. These aim at the elaboration of qualified information literacy program management. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Para enfrentar as condições do mundo atual, o indivíduo precisa construir habilidades que venham a dar-lhe instrumentos permanentes para usar a informação de forma autônoma e crítica para construir e renovar seus conhecimentos, aplicáveis à vida privada ou profissional. Este estudo tem como objetivo geral propor recomendações para a construção de programas de competência em informação em sistemas de bibliotecas, dentro da estrutura formal das universidades federais brasileiras. O estudo justifica-se por oferecer medidas práticas para a efetiva implantação de programas de competência em informação no Brasil, que por sua vez virão a contribuir nas universidades com a formação para o desenvolvimento humano e profissional e o aprendizado ao longo da vida. Em contexto mais específico objetiva-se mapear os sistemas de bibliotecas universitárias federais brasileiras que mantêm programas de competência em informação para identificar as práticas de competência em informação existentes nesses sistemas. Para alcançar os objetivos da investigação científica, opta-se pela abordagem quali-quantitativa, descritiva e documental. Inicia-se por um levantamento bibliográfico para obter embasamento teórico; mapeiam-se as universidades públicas federais existentes no Brasil, para, em sequência, identificar programas e ações de competência em informação existentes. Finalmente, desenvolve-se uma pesquisa documental, que leva ao acesso ao corpus da pesquisa, os documentos e diretrizes dos programas de competência em informação. A análise dos dados realiza-se por meio da técnica de análise de conteúdo. Considera-se que os objetivos da pesquisa foram atingidos, uma vez que foi possível propor um conjunto de práticas identificadas como recomendáveis na elaboração e gestão qualificada de um programa de competência em informação. pt_BR
dc.subject.pt Competência em informação. pt_BR
dc.subject.pt Programa de competência em informação pt_BR
dc.subject.pt Educação de usuários pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca universitária pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|