dc.contributor.advisor |
Marques, Juliana Bastos |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Mauro Carvalho Brum de |
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dc.date.accessioned |
2018-02-28T16:50:32Z |
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dc.date.available |
2018-02-28T16:50:32Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mauro Carvalho Brum de. Heródoto no Ensino Médio: uma experiência. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11154 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CHH MPHis 2016/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Heródoto no Ensino Médio : uma experiência |
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dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Marques, Juliana Bastos |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ancient History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Herodotus |
pt_BR |
dc.subject.en |
High School |
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dc.subject.en |
Theory of History |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The current dissertation from a Professional Masters in History Teaching intends to analyze the results of an experience of the use of excerpts of Heródoto Histories in order to reflect on the use of historiographic sources in the High School classroom setting. A brief analysis of High Scholl textbooks shows an absense of this text, considered a fouding text of History studies, and leads to the need of discussing, even if superficially, what is the study of history in order to clarif to the regular school students the intelligibility of the field of study of history. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História pretende analisar os resultados de uma experiência do uso de trechos da História de Heródoto para uma reflexão sobre o uso de fontes historiográficas em sala de aula de Ensino Médio. Uma breve análise de livros didáticos para esse segmento demonstra a ausência desse texto considerado fundador da disciplina História e aponta a necessidade de uma reflexão sobre a importância de se discutir, ainda que superficialmente, o que é o estudo da história para deixar claro aos alunos da escola regular a inteligibilidade do campo de estudo da história. |
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dc.subject.pt |
História |
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dc.subject.pt |
História Antiga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Heródoto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria da História |
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