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Impactos da avaliação do INEP sobre o desenvolvimento de coleções das bibliotecas da UFRJ

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dc.contributor.advisor Fernandes, Geni Chaves
dc.contributor.author Ferreira, Sheila Paula da Silva
dc.date.accessioned 2018-02-28T16:51:05Z
dc.date.available 2018-02-28T16:51:05Z
dc.date.issued 2016-03-29
dc.identifier.citation FERREIRA, Sheila Paula da Silva. Impactos da avaliação do INEP sobre o desenvolvimento de coleções das bibliotecas da UFRJ. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11155
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/08. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Impactos da avaliação do INEP sobre o desenvolvimento de coleções das bibliotecas da UFRJ pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, Geni Chaves
dc.contributor.referee Machado, Elisa Campos
dc.contributor.referee Lima, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Academic library pt_BR
dc.subject.en Collection development pt_BR
dc.subject.en INEP evaluation pt_BR
dc.description.abstracten This research asked about possible effects of INEP/Ministry of Education (MEC) institutional evaluation on collections development at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) libraries, which should meet the informational needs of the university tripod (graduation courses, research and extension courses). The Integrated UFRJ Libraries System (SiBI) has made efforts to establish policies in branch libraries, to which this research contributes on development of collections theory and its policies. This case study took data from UFRJ and the SiBI, questionnaire answered by 28 UFRJ libraries managers, and semi-structured interviews with three librarians: one of acquisition sector and two library managers whose libraries reached the highest score in INEP evaluation. Data was examined using category content analysis. The great majority of the libraries didn’t have collection development policies or formal criteria for acquisition. Answers obtained from questionnaire and interviews pointed the existence of prioritization in the acquisitions to respond the graduation needs, guided by the INEP assessment criteria, and corroborated by acquisition sector. There isn’t a specific criteria to answer the research and extension information demands, and in particular, the research area unadvisedly uses the same bibliography criteria of the extension courses. The institutional evaluation proposed by INEP includes adequate library environment, documented and readily available policies to acquisition and collection expansion. But library managers and INEP examiners focus on quantitative copies of basic bibliography, and do not check those policies. The results suggest that the logic and knowledge librarianship have been replaced by focusing only on the INEP criteria. It is recommended that the study of effective use of copies should be extended to the branch libraries to determine whether the acquisition of underused copies were widespread over the acquisition of copies of titles with greater demand for loans. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n//a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa indagou sobre possíveis efeitos das avaliações institucionais e de cursos do INEP/Ministério da Educação (MEC) sobre o desenvolvimento das coleções que devem atender ao ensino, pesquisa e extensão, nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRJ (SiBI) tem realizado esforço para instituir políticas nas bibliotecas setoriais, para o que contribui esta pesquisa que teve por marco teórico a política e o desenvolvimento de coleções. O estudo de caso utilizou dados divulgados pela UFRJ e pelo SiBI, respostas a questionário enviado a 28 gestores das bibliotecas da UFRJ e entrevistas semiestruturadas com três profissionais bibliotecários: um do setor de aquisição e dois gestores de bibliotecas que atendem a cursos pontuação máxima na avaliação do INEP. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo por categorias. A maioria das bibliotecas não possui política de desenvolvimento de coleções ou critérios registrados para aquisição. Respostas ao questionário e às entrevistas apontaram haver priorização da graduação na solicitação de compras, norteada pelos critérios de avaliação de cursos do INEP e aceitos pelo setor de aquisição. Não existe formalização de diretrizes para atendimento à pesquisa e extensão e, no caso da pesquisa, em geral tomam-se inadvertidamente por base as bibliografias dos cursos de pós-graduação, critério similar ao utilizado na graduação. A avaliação institucional feita pelo INEP também inclui adequação do espaço da biblioteca e existência de registro e acesso às políticas de aquisição e expansão do acervo. Mas gestores e avaliadores concentram-se no quantitativo de exemplares da bibliografia básica, não constando solicitações de verificação destas políticas. Os resultados sugerem que a lógica e o saber biblioteconômico têm sido substituídos pela lógica pontual de atendimento aos critérios do INEP. Sugere-se que o estudo de uso efetivo de exemplares deve ser estendido para outras bibliotecas para apurar se aquisições de exemplares sem uso são generalizadas em detrimento da aquisição de exemplares de títulos com grande demanda de empréstimos. pt_BR
dc.subject.pt Biblioteca universitária pt_BR
dc.subject.pt Desenvolvimento de coleções pt_BR
dc.subject.pt Avaliações do INEP pt_BR


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