DSpace Repository

Integrando a História : o lugar da disciplina no Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor.advisor Magalhães, Marcelo
dc.contributor.author Sá, Leonardo Chermont de
dc.date.accessioned 2018-02-28T16:54:42Z
dc.date.available 2018-02-28T16:54:42Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SÁ, Leonardo Chermont de. Integrando a História: o lugar da disciplina no Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11159
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/06. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Integrando a História : o lugar da disciplina no Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio pt_BR
dc.title.alternative Integrating history: the place of discipline in the Covenant to strengthen the high school pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Magalhães, Marcelo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Integrated curriculum pt_BR
dc.subject.en High school pt_BR
dc.subject.en Time accelaretion pt_BR
dc.subject.en Presentism pt_BR
dc.subject.en Humanities pt_BR
dc.description.abstracten The purpose of this work is to present a reflection on History as a school subject and its place in high school’s proposals for a integrated curriculum. The analysis had the training books of Pact for high school Strengthening s object, a teacher training program launched by the federal government in agreement with states and district governments in 2013. From the text of these books, it was intended to link the characteristics of integrated curriculum, proposed by the federal government, to the consequences of time acceleration processes and economic globalization. Our reflection sought to find out how the temporal acceleration processes influenced the composition of the Humanities Area and the role of history and its knowledge as scientific reference, compared to other disciplines on this proposed integration. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a História como disciplina escolar e seu lugar das nas propostas de integração curricular para o Ensino Médio. A análise teve como objeto os cadernos de formação do Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio, programa de formação de professores lançado pelo governo federal em conjunto com os governos estaduais e distrital em 2013. A partir do texto desses cadernos, pretendeu-se vincular as características da integração curricular proposta pelo governo federal às consequências dos processos de aceleração temporal e da globalização econômica. A reflexão buscou encontrar entender como os processos de aceleração temporal influenciaram a composição da Área de Ciências Humanas e a qual o espaço dado à História e ao seu saber de referência científica, frente às outras disciplinas, nessa proposta de integração. pt_BR
dc.subject.pt Integração curricular pt_BR
dc.subject.pt Ensino Médio pt_BR
dc.subject.pt Aceleração temporal pt_BR
dc.subject.pt Presentismo pt_BR
dc.subject.pt Ciências Humanas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|