dc.contributor.advisor |
Magalhães, Marcelo |
|
dc.contributor.author |
Sá, Leonardo Chermont de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T16:54:42Z |
|
dc.date.available |
2018-02-28T16:54:42Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SÁ, Leonardo Chermont de. Integrando a História: o lugar da disciplina no Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11159 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPHis 2016/06. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Integrando a História : o lugar da disciplina no Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Integrating history: the place of discipline in the Covenant to strengthen the high school |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integrated curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
High school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Time accelaretion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Presentism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Humanities |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The purpose of this work is to present a reflection on History as a school subject and
its place in high school’s proposals for a integrated curriculum. The analysis had the training books of Pact for high school Strengthening s object, a teacher training program launched by the federal government in agreement with states and district governments in 2013. From the text of these books, it was intended to link the characteristics of integrated curriculum, proposed by the federal government, to the consequences of time acceleration processes and economic globalization. Our reflection sought to find out how the temporal acceleration processes influenced the composition of the Humanities Area and the role of history and its knowledge as scientific reference, compared to other disciplines on this proposed integration. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a História como disciplina escolar e seu lugar das nas propostas de integração curricular para o Ensino Médio. A análise teve como objeto os cadernos de formação do Pacto para o fortalecimento do Ensino Médio, programa de formação de professores lançado pelo governo federal em conjunto com os governos estaduais e distrital em 2013. A partir do texto desses cadernos, pretendeu-se vincular as características da integração curricular proposta pelo governo federal às consequências dos processos de aceleração temporal e da globalização econômica. A reflexão buscou encontrar entender como os processos de aceleração temporal influenciaram a composição da Área de Ciências Humanas e a qual o espaço dado à História e ao seu saber de referência científica, frente às outras disciplinas, nessa proposta de integração. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Integração curricular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aceleração temporal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Presentismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciências Humanas |
pt_BR |