dc.contributor.advisor |
Tacuchian, Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Matos, Valéria Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T17:14:08Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-28T17:14:08Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
MATOS, Valéria Silva. O Motu Proprio tra le Sollecitudini (1903) e suas repercussões na música coral sacra religiosa brasileira. 180 f. ; 30 cm. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=70223>. Acesso em: 28 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11163 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2015/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Motu Proprio tra le Sollecitudini (1903) e suas repercussões na música coral sacra e religiosa brasileira |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Das Motu Proprio tra le Sollecitudini (1903) und seine Auswirkungen in der brasilianischen kirchlichen und geistlichen Chormusik. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Motu Proprio tra le Sollecitudini (1903) and its Effects on the Brazilian Ecclesiastic and Religious Choral Music. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Motu Proprio |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pope Pius X. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Church music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian ecclesiastic and religious choral music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This Thesis presents the musical analysis of Brazilian ecclesiastic choral works 1896-1952, focusing on the period of the pontifical document Motu Proprio Tra le Sollecitudini from 1903 issued by Pope Pius X. It gave direction to all new ecclesiastic music for observances in the first half of the 20th century. This Apostolic Paper, Motu Proprio Tra le Sollecitudini, and the inherent understanding of ecclesiastic music constitute the reference line of this submitted work. The first chapter examines the factors leading to the restoration of ecclesiastic music at the beginning of the 20th century. In the second chapter, the social, political and ecclesiastic – musical effects and their acceptance in a Brazilian context were explored. The third chapter analyses the possible approaches of ecclesiastic music to the papal guidelines in musical performance practice. An attempt has been made, within the required aspects of universality for ecclesiastic music in the Apostolic Paper, to identify the manifestation of possible individual styles of music in ecclesiastic and religious choral works of Brazilian composers. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese apresenta análises musicais de obras corais sacras e religiosas brasileiras de 1896 a 1952, com ênfase no período em torno ao documento pontifício Motu Proprio Tra le Sollecitudini, emitido pelo Papa Pio X, em 1903. Durante a primeira metade do século XX, esse documento apostólico norteou a criação de toda nova composição sacra para celebrações eclesiásticas. O Motu Proprio Tra le Sollecitudini e a concepção para música sacra nele requerida foram tomados como referencial no presente trabalho. No primeiro capítulo examinaram-se as questões que conduziram à restauração da música sacra no início do século XX. No segundo capítulo foram averiguadas suas implicações e recepção em contexto social, político e sacro-musical brasileiro. No terceiro capítulo foram investigadas as possíveis aproximações às normas pontifícias. Buscou-se também, dentro dos aspectos da universalidade requerida para a música sacra no documento pontifício, identificar a manifestação dos possíveis estilos individuais nas obras corais sacras e religiosas dos compositores brasileiros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Motu Proprio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Papa Pio X |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Sacra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Coral Sacra e Religiosa Brasileira |
pt_BR |