DSpace Repository

João Bithencourt: o acadêmico popular. A Gaiola das loucas e Sodoma & Gomorra - ecos de um encenador contemporâneo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.contributor.author Bethencourt, Cristina de Mello
dc.date.accessioned 2018-02-28T17:14:30Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-28T17:14:30Z
dc.date.issued 2015-12-21
dc.identifier.citation BETHENCOURT, Cristina de Mello. João Bithencourt: o acadêmico popular. 147 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=79714>. Acesso em: 28 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11164
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2015/12 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title João Bithencourt: o acadêmico popular. A Gaiola das loucas e Sodoma & Gomorra - ecos de um encenador contemporâneo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gusmão, Henrique Buarque de
dc.contributor.referee Silva, Tânia Brandão da
dc.contributor.referee Reis, Angela de Castro
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.en João Bethencourt pt_BR
dc.subject.en comedy pt_BR
dc.subject.en drama techniques pt_BR
dc.subject.en improvisation pt_BR
dc.subject.en audience bonding process pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation presents a layout of the works created by playwriter and director João Bethencourt (1924-2006), showing how his comedy and directing style created a bond with the audience and also kept the plays in constant transformation, even after the openings. For this purpose, two works were selected: the production and direction of A Gaiola das Loucas (1974) by Jean Poiret and Sodoma e Gomorra, o último a sair apaga a luz (1977) his own play, production and direction. The research analyzes the creation method of João Bethencourt, showing how he created humor using two principles: his knowledge of drama techniques, refined in the United States during his graduate studies at the University of Yale, and the text additions from the improvisation of the main actors under his direction. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação faz um recorte na obra do dramaturgo e diretor João Bethencourt (1924-2006) no intuito de mostrar como, através da comédia e do trabalho dos atores, ele estabelece comunicação direta com a plateia, fazendo do espetáculo um objeto em constante transformação, mesmo depois de estreado. Para tanto, foram escolhidas duas encenações: a montagem de A Gaiola das Loucas (1974) de Jean Poiret e, um texto de autoria do diretor, Sodoma e Gomorra, o último a sair apaga a luz (1977). A pesquisa analisa o método de construção da comédia realizado por João Bethencourt, mostrando como ele consegue criar uma linguagem própria de fazer humor utilizando-se de duas bases: seu conhecimento em técnicas de dramaturgia aprimorado nos Estados Unidos na Universidade de Yale e incorporação ao texto da peça dos improvisos realizados por seus atores em cena. pt_BR
dc.subject.pt João Bethencourt pt_BR
dc.subject.pt comédia pt_BR
dc.subject.pt técnica de dramaturgia pt_BR
dc.subject.pt improvisos pt_BR
dc.subject.pt relação com a plateia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|