dc.contributor.advisor |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.contributor.author |
Bethencourt, Cristina de Mello |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T17:14:30Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-28T17:14:30Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-21 |
|
dc.identifier.citation |
BETHENCOURT, Cristina de Mello. João Bithencourt: o acadêmico popular. 147 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=79714>. Acesso em: 28 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11164 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2015/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
João Bithencourt: o acadêmico popular. A Gaiola das loucas e Sodoma & Gomorra - ecos de um encenador contemporâneo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gusmão, Henrique Buarque de |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Tânia Brandão da |
|
dc.contributor.referee |
Reis, Angela de Castro |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
João Bethencourt |
pt_BR |
dc.subject.en |
comedy |
pt_BR |
dc.subject.en |
drama techniques |
pt_BR |
dc.subject.en |
improvisation |
pt_BR |
dc.subject.en |
audience bonding process |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation presents a layout of the works created by playwriter and director João
Bethencourt (1924-2006), showing how his comedy and directing style created a bond
with the audience and also kept the plays in constant transformation, even after the
openings. For this purpose, two works were selected: the production and direction of A
Gaiola das Loucas (1974) by Jean Poiret and Sodoma e Gomorra, o último a sair apaga
a luz (1977) his own play, production and direction. The research analyzes the creation
method of João Bethencourt, showing how he created humor using two principles: his
knowledge of drama techniques, refined in the United States during his graduate studies
at the University of Yale, and the text additions from the improvisation of the main
actors under his direction. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação faz um recorte na obra do dramaturgo e diretor João Bethencourt
(1924-2006) no intuito de mostrar como, através da comédia e do trabalho dos atores,
ele estabelece comunicação direta com a plateia, fazendo do espetáculo um objeto em
constante transformação, mesmo depois de estreado. Para tanto, foram escolhidas duas
encenações: a montagem de A Gaiola das Loucas (1974) de Jean Poiret e, um texto de
autoria do diretor, Sodoma e Gomorra, o último a sair apaga a luz (1977). A pesquisa
analisa o método de construção da comédia realizado por João Bethencourt, mostrando
como ele consegue criar uma linguagem própria de fazer humor utilizando-se de duas
bases: seu conhecimento em técnicas de dramaturgia aprimorado nos Estados Unidos na
Universidade de Yale e incorporação ao texto da peça dos improvisos realizados por
seus atores em cena. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
João Bethencourt |
pt_BR |
dc.subject.pt |
comédia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
técnica de dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
improvisos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
relação com a plateia |
pt_BR |