dc.contributor.advisor |
Werneck, Maria Helena Vicente |
|
dc.contributor.author |
Sant’Ana, Werlesson Grassi |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-28T20:43:12Z |
|
dc.date.available |
2018-02-28T20:43:12Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
SANT'ANA, Werlesson Grassi. O teatro antropofágico de Oswal de Andrade na Companhia dos Atores. 191 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11166 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O teatro antropofágico de Oswald de Andrade na Companhia dos Atores |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Santos, Fabio Cordeiros dos |
|
dc.contributor.referee |
Werneck, Maria Helena Vicente |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa, Andre Luis Gardel |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES CÊNICAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
Oswald de Andrade |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject.en |
reception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Companhia dos Atores |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary theater |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Oswald de Andrade was a writer that experimented with writing in different modalities and genres. This thesis focuses on the contemporary works of Oswald dramaturgy, delimiting, as an object, the role plays A Morta and O Rei da Vela, played by the Companhia dos Atores. Going through the text, and studying the texts as they were placed on a particular scene; Oswald's work comprises a double perception study. In first place, the analysis focuses on the reception by the Companhia dos Atores dramaturgical writings of Oswald, in view of the answers built by the Cia. Starting from the hypothesis that Oswald drama is a possible realization of the aesthetic ideals of Oswald’s literary cannibalism. We seek to observe how the productions of the Company dialogue with these ideas, contributing to the discussion among other manifestations of cannibalism in theater. Our second major finding states the reception is in the praxis from the author of the dissertation, in possession of video recordings of performances, conducts descriptive exercise of the plays. Reflecting on two different modes of translation and scenic invention of Oswaldian text performed at different times in the history of the Cia dos Atores, we are able to understand the ways of conceiving and practicing contemporary dramatic writing. |
pt_BR |
dc.degree.country |
O teatro antropofágico de Oswald de Andrade na Companhia dos Atores |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Oswald de Andrade foi um escritor que experimentou a escrita em diversas modalidades e gêneros. Essa dissertação tem por foco de estudo a recepção contemporânea da dramaturgia oswaldiana, delimitando, como objeto, as encenações de A Morta e de O Rei da Vela, pela Companhia dos Atores.Ao empreender o estudo dos textos tal como foram postos em cena, este trabalho compreende um duplo estudo de recepção.Em primeiro lugar, a análise se debruça sobre a recepção da Companhia dos Atores dos textos dramatúrgicos de Oswald, tendo em vista asresposta construídas na cena pela Cia. Partindo-se da hipótese que a dramaturgia oswaldiana é uma materialização possível do ideário estético da antropofagia literária de Oswald, busca-se observar de que maneira as encenações da Companhia dialogam com esse ideário, contribuindo para discutiruma dentre as outras manifestações da antropofagia no teatro. Em segundo lugar, a recepção está na práxis do autor da dissertação que, de posse dos registros em vídeo das encenações, realiza exercício descritivo das encenações, refletindo sobre dois diferentes modos de tradução e invenção cênicas do texto oswaldiano realizado em diferentes momentos da história da Cia dos Atores, de modo a perceber os modos de conceber e praticar escritas teatrais contemporâneas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Oswald de Andrade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
dramaturgia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
recepção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Companhia dos Atores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro contemporâneo |
pt_BR |