DSpace Repository

As baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: trabalho acústico e o impacto do concurso entre as escolas no seu caráter humanizador

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ulhôa, Martha
dc.contributor.author Amorim, Lino Camenietzki
dc.date.accessioned 2018-02-28T20:43:20Z
dc.date.available 2018-02-28T20:43:20Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation AMORIM, Lino Camenietzki. As baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: trabalho acústico e os impactos do concurso sobre seu caráter humanizador. 2013f. Dissertação (Mestrado em música ) pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11167
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title As baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: trabalho acústico e o impacto do concurso entre as escolas no seu caráter humanizador pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha
dc.contributor.referee Cambria, Vicenzo
dc.contributor.referee Trotta, Felipe
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.subject.en Persussion pt_BR
dc.subject.en samba school pt_BR
dc.subject.en work pt_BR
dc.subject.en acoustic labor pt_BR
dc.subject.en ethnomusicology pt_BR
dc.description.abstracten From the understanding of musical practices through the concept of acoustic labor (Araujo, 1992, 2013), a treatment of music as a specific category of human work based on the formulations of Karl Marx and Frederich Engels (2004), this dissertation proposes an analysis of the drum´s sections of Rio de Janeiro´s samba schools in the special group. The main objective of this study is to produce an investigation about the impacts of the evaluation criteria used in the competition between the samba schools over the work in the drum´s sections, also making an ethnographic description of the productive activities carried out in this context. By introducing the high humanizing potential present in the productive activities made by the drum´s sectios, it’s intende to point out the influence of competition on the stimulation or repression of this important character of their work. The principal argument is that the evaluation focus on the technical aspects of a drum´s section performance, on the one hand, could stimulate an improvement of it, in the other, could have consequences in order to standardize the representation of these different groups and to inhibit the use of certain more complex sound sources. Both inhibition and standardization eventually could generate dissatisfaction and discourage percussionists in performing their work. The methodology used was the association of data obtained through interviews, field research and analysis of documents with the proposed theoretical basis. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A partir do entendimento das práticas musicais através do conceito de trabalho acústico (ARAUJO, 1992, 2013), um tratamento da música enquanto categoria específica do trabalho humano baseado nas formulações de Karl Marx e Frederich Engels (2004), esta dissertação propõe uma análise das baterias das escolas de samba cariocas do chamado grupo especial. O objetivo principal do estudo se dá por uma investigação dos impactos dos critérios de avaliação do concurso entre as escolas de samba sobre o trabalho nas baterias, passando por uma descrição etnográfica das atividades produtivas realizadas nesse contexto. Apresentando o alto potencial humanizador presente nas atividades produtivas realizadas nas baterias, pretende-se apontar as influências da competição sobre o estímulo ou a repressão desse caráter importante do trabalho delas. Por meio da associação de dados obtidos com entrevistas, pesquisa de campo e análise de documentos e a base teórica proposta, argumenta-se principalmente que o foco das avaliações sobre o aspecto técnico da execução de uma bateria, por um lado, poderia estimular um aprimoramento desse âmbito, por outro, apresenta consequências no sentido de padronizar a execução dos diferentes grupos e inibir a utilização de determinados recursos sonoros mais complexos. Tanto a inibição quanto a padronização acabariam por gerar insatisfação e desestimular os ritmistas na realização de seu trabalho. pt_BR
dc.subject.pt Bateria de escola de samba pt_BR
dc.subject.pt trabalho pt_BR
dc.subject.pt trabalho acústico pt_BR
dc.subject.pt etnomusicologia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|