dc.contributor.advisor |
Saldanha, Gustavo |
|
dc.contributor.author |
Barboza, Andréa da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-01T16:07:17Z |
|
dc.date.available |
2018-03-01T16:07:17Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
BARBOZA, Andréa da Silva. Livro de artista: estudo conceitual na coleção Paulo Herkenhoff do Museu de Arte do Rio. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11174 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2016/18. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Livro de artista : estudo conceitual na coleção Paulo Herkenhoff do Museu de Arte do Rio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Saldanha, Gustavo |
|
dc.contributor.referee |
Silveira, Fabrício |
|
dc.contributor.referee |
Leal, Pedro Germano Moraes Cardoso |
|
dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Special collections |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artist‘s books |
pt_BR |
dc.subject.en |
Paulo Herkenhoff Collection of Artists‘ Books |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museu de Arte do Rio |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Taking into account the librarianship research challenges, facing the artist book in their complex miscegenation relations between symbolic-material elements from library world and art world, this work has as research object the conceptualization of artist books and as an corpus the collection of artist books in Paulo Herkenhoff collection, donated to Museu de Arte do Rio (MAR) in 2013. The research methodology includes a theoretical study based on documentary and bibliographic research and a field study (interview with the donor) for which we performed a data triangulation. Aiming to understand the set of works with respect to their types and possible development criteria, we conducted a theoretical survey of the different types attributed to artists‘ books confronting them with the typological definitions presented by the donor of the collection. Due to the conceptual complexity of the empirical research object, our documental analysis has considered a singular sample of the collection, obtained from pre-determined criteria according to conceptual and material dynamics of artists‘ books. The sample is divided into two groups: books in codex format and books in several formats. The works selected for analysis were: a) codex format: Momento vital, Galáxias, Catálogo traducido, Art Books, A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista; b) several formats: Poemobiles, Boundless, Water Music, Fluxus medicine, [Quebra-cabeças]. The theoretical references for data evaluation are Julio Plaza and Clive Phillpot. The research found that there is subjectivity in the collection formation criteria. However, there is also, as a result of current material expression of the collection, the clear conceptual-applied expansion of the concept of artists‘ books. In other words, Paulo Herkenhoff Collection of artists‘ books proposes, since its formation (recognized in assets accumulation narrative and in the collector‘s self-narrative) to its current manifestation (recognized in the state of the collection today, namely the way it lays to the observer), the possibility of rediscussion of artists‘ books notions and related terms to library and artistic universe. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A partir dos desafios da pesquisa biblioteconômica perante o livro de artista, nas suas complexas relações de miscigenação entre os elementos simbólico-materiais do mundo bibliográfico e do mundo da arte, este trabalho tem como objeto de pesquisa a conceituação do livro de artista e como população empírica investigada a coleção de livros de artista na coleção Paulo Herkenhoff, doada ao Museu de Arte do Rio (MAR) no ano de 2013. A metodologia da pesquisa compreende um estudo teórico, baseada em pesquisa documental e bibliográfica, e um estudo de campo (a partir de entrevista com o doador), para os quais realizamos uma triangulação dos dados. Objetivando compreender o conjunto de obras no que tange a suas tipologias e possíveis critérios de desenvolvimento, realizamos um levantamento teórico sobre as diferentes tipologias atribuídas ao livro de artista, confrontando-as com as definições tipológicas apresentadas pelo doador da coleção. Dada a complexidade conceitual do objeto empírico da pesquisa, a análise documental contemplou uma amostra singular da coleção, obtida a partir de critérios pré-determinados, segundo a dinâmica conceitual e material do livro de artista, sendo esta amostra dividida em dois grupos: livros em formato de códice e livros em formatos diversos. As obras selecionadas para análise foram: a) formato de códice: Momento vital, Galáxias, Catálogo traducido, Art Books, A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista; b) formatos diversos: Poemobiles, Boundless, Water Music, Fluxus medicine, [Quebra-cabeças]. Os teóricos abordados na análise de dados são Julio Plaza e Clive Phillpot. A pesquisa verificou que há subjetividade nos critérios de formação da coleção, todavia há também, como resultado da expressão material atual da coleção, a clara ampliação conceitual-aplicada do conceito de livro de artista. Em outras palavras, a coleção Paulo Herkenhoff de livros de artista propõe, desde sua formação (reconhecida na narrativa de acumulação do acervo e na autonarrativa do colecionador) à sua manifestação atual (reconhecida na presentificação da coleção hoje, ou seja, o modo como se coloca ao observador), uma possibilidade de rediscussão das noções de livro de artista e de termos afins ao universo biblioteconômico e artístico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleções especiais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livro de artista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção Paulo Herkenhoff de Livros de Artista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu de Arte do Rio |
pt_BR |