dc.contributor.advisor |
Scheiner, Tereza Cristina |
|
dc.contributor.author |
Otto, Renata Carleial de Casimiro |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-01T16:11:28Z |
|
dc.date.available |
2018-03-01T16:11:28Z |
|
dc.date.issued |
2016-01 |
|
dc.identifier.citation |
OTTO, Renata Carleial de Casimiro. Museu como "lugar específico": perspectivas para o século XXI: o caso das exposições Unilever Series e Monumenta. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11179 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2016/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Museu como "lugar específico" : perspectivas para o século XXI: o caso das exposições Unilever Series e Monumenta |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Tereza Cristina, Scheiner |
|
dc.contributor.referee |
Vergara, Guilherme de Barros Falcão |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Diana Farjalla Correia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Architecture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Site-specific |
pt_BR |
dc.subject.en |
Place |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In order to analyze the relationships between Museology, Art and Architecture in the field of contemporary site-specific museum exhibitions, the present study focuses on the museum as ‘specific site’ in two case studies: Unilever Series at Tate Modern, in London, and Monumenta at the Grand Palais, in Paris. The study seeks to understand the emergence of the two artistic manifestations by constructing an idea of ‘the twentyfirst century museum’ which is based on the wishes and projections outlined in the 1990s, a period when museum professionals were highly dedicated to imagining formats and behaviours for museums in the new century. From the idea of ‘between museum’, this study move between the nineteenth and twenty-first centuries, reporting on London and Paris from the emergence of the universal exhibitions and examining the link between Art and Architecture as an original foundation for both series of contemporary exhibitions, and thus it is possible to identify the singularities of the museum as a ‘specific place’ in the case studies in question. This study aims to make a tentative approach towards the expression ‘museum-specific’, in which the peculiarities of museums in relation to other places where art is exhibited might justify the formulation of this new expression in the fields of Art and Museology, starting with the concept of site-specific and its variations. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com o objetivo de analisar as relações entre museologia, arte e arquitetura em museus contemporâneos no âmbito das exposições site-specific, o presente trabalho tem como foco central o museu enquanto 'lugar específico' representado em dois casos de estudo: as séries de exposição Unilever Series na Tate Modern, em Londres, e Monumenta, no Grand Palais, em Paris. A pesquisa teve como objetivo compreender o surgimento das duas manifestações artísticas a partir da construção de uma ideia de 'museu do século XXI', baseada nos desejos e projeções delineadas nos anos 1990, período em que os profissionais de museus se dedicaram de forma intensa a imaginar formatos e condutas para os museus do novo século. A partir da noção de 'museu entre', a dissertação se desloca entre os séculos XIX e XXI, relacionando Londres e Paris desde o surgimento das exposições universais, para em seguida abordar o elo de ligação entre arte e arquitetura como fundamento original para as mencionadas séries de exposições contemporâneas. Este deslocamento permitiu identificar as singularidades do museu enquanto 'lugar específico' nos referidos casos de estudo. Permeia a pesquisa o desejo de realizar uma primeira aproximação ao possível termo museum-specific, em que as peculiaridades dos museus em relação aos demais lugares da arte justificariam a formulação desta nova expressão para os campos da arte e da museologia, a partir do conceito de site-specific e de suas variações. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Site-specific |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lugar |
pt_BR |