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Musicalização de crianças entre oito meses e três anos de idade: a abordagem à criança e aos processos de ensino e aprendizagem em música a partir de Winnicott, Lapierre e Gordon

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dc.contributor.advisor Fernandes, José Nunes
dc.contributor.author Bava, Arthur
dc.date.accessioned 2018-03-01T18:49:04Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-01T18:49:04Z
dc.date.issued 2015-03
dc.identifier.citation BAVA, Arthur. Musicalização de crianças entre oito meses e três anos de idade: a abordagem à criança e aos processos de ensino e aprendizagem em música a partir de Winnicott, Lapierre e Gordon. 147fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73153>. Acesso em: 1 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11183
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/08 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Musicalização de crianças entre oito meses e três anos de idade: a abordagem à criança e aos processos de ensino e aprendizagem em música a partir de Winnicott, Lapierre e Gordon pt_BR
dc.title.alternative Music education for children between eight months and three years of age: an approach to the child and to the teaching and learning processes in music based on Winnicott, Lapierre and Gordon. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pinto, Marly Chagas Oliveira
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Music education pt_BR
dc.subject.en Winnicott pt_BR
dc.subject.en Gordon pt_BR
dc.subject.en Lapierre pt_BR
dc.subject.en Children pt_BR
dc.subject.en Psychomotricity pt_BR
dc.description.abstracten This study seeks to identify aspects to be considered by music teacher in a music education process for children between eight months and three years of age and present an educational practice based on these aspects. To identify them, we turn to psychology, relational psychomotricity and music education. The first chapter presents the maturational theory of D.W. Winnicott, in which was highlighted the role of the facilitating environment and the “good enough mother” to favour tasks and achievements of different nature that compete to child during maturational process. The second chapter introduces the concept of play, as a tool to promote musical learning, and the concepts of relational psychomotricity by André Lapierre and Anne Lapierre to guide the communication and the adult relationship with the child in this age group. This chapter also presents an experience report of musical educational practice developed from the identified aspects. The third chapter discusses the music learning theory of Edwin E. Gordon, which describes the methodology of music learning developed by the author for new born and young children. It presents among others, the concept of preparatory audiation and musical aptitude, stating that children’s musical learning happens through similar processes to those related to language learning. The theoretical framework used, besides those already mentioned, includes authors such as Dias (2003), Caspurro (2006), Brougère (1998), Sloboda (2008), Papousek, H. (1996), Papousek, M. (1996), Beyer (1994), among others. The methodology used in this work was the qualitative approach of reflective nature and the experience report. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo busca identificar aspectos a serem considerados pelo professor de música em um processo de musicalização de crianças entre oito meses e três anos de idade e apresentar uma prática educativa com base nesses aspectos. Para identificá-los, recorreu-se à psicologia, à psicomotricidade relacional e à educação musical. O primeiro capítulo apresenta a teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott, no qual se destaca o papel do ambiente facilitador e da “mãe suficientemente boa” para favorecer tarefas e conquistas de diferentes naturezas que competem à criança no decorrer do amadurecimento. O segundo capítulo, apresenta a concepção do brincar, utilizado como ferramenta para promover a aprendizagem musical, e, os conceitos da psicomotricidade relacional de André Lapierre e Anne Lapierre para balizar a comunicação e a relação do adulto com a criança dessa faixa etária. Este capítulo apresenta ainda um relato de experiência da prática educativa musical desenvolvida a partir dos aspectos identificados. No terceiro capítulo discute-se a teoria de aprendizagem musical de Edwin E. Gordon, que descreve a metodologia desenvolvida pelo autor para a aprendizagem musical de recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Apresenta, entre outros, o conceito de audiação preparatória e de aptidão musical, afirmando que a aprendizagem musical das crianças acontece por meio de processos similares àqueles relacionados à aprendizagem da fala. O referencial teórico utilizado, além dos já mencionados, inclui autores como Dias (2003), Caspurro (2006), Brougere (1998), Sloboda (2008), Papousek, H. (1996), Papousek, M. (1996), Beyer (1994), entre outros. A metodologia utilizada nesta dissertação foi a abordagem qualitativa de cunho reflexivo e o relato de experiência. pt_BR
dc.subject.pt Musicalização pt_BR
dc.subject.pt Winnicott pt_BR
dc.subject.pt Gordon pt_BR
dc.subject.pt Lapierre pt_BR
dc.subject.pt Crianças pt_BR
dc.subject.pt Psicomotricidade pt_BR


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