dc.contributor.advisor |
Gardel, André |
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dc.contributor.author |
Luz, Ana Luiza da |
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dc.date.accessioned |
2018-03-01T19:05:17Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-01T19:05:17Z |
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dc.date.issued |
2015-08-07 |
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dc.identifier.citation |
LUZ, Ana Luiza da. Performática e carnaval: imagens e corpo na avenida. 119 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73476>. Acesso em: 1 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11189 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2015/03 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Performatividade e carnaval : imagens e corpos na avenida |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Mostaço, Edélcio |
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dc.contributor.referee |
Costa Filho, José da |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carnival |
pt_BR |
dc.subject.en |
Paulo Barros |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Which Carnival do we want to talk about? The romantic one of the nostalgic: frisky and covered by naïve malice - or a less idealized one: less frisky and not naïve at all, allied to the entertainment industry and to its interests, which are perceived with much vehemence nowadays? This dissertation intends to talk about the carnivals currently made, inserted into a rather complex network of interests and affiliations, partly framed into a spectacular model, that nevertheless maintain its potentiality, its capacity of mobilizing emotions and bodies, precisely because it is a performative work, happening during the event in process. As object of research I bring forward the cutout of Paulo Barros’s work, who is a controversial artist, thoroughly inserted in the immediate consumption logic of the media culture. Though, at the same time, this carnival producer has in performativity his creative gesture: in each effect that destabilizes the watchful eye, the spectator himself, as well as the appearances. By trying to flee the dichotomies, my aim is to analyze how Paulo Barros' work, based on performativity of bodies and images, teases its own logic of entertainment and culture consumption - how it surpasses itself and its possible intentions. Therefore, this dissertation was born of desire to dialogue with the reader in order to propose that we ease our intransigent and hard eye that sees nothing beyond the spectacle. It even proposes that we intend that eventual contemplative eye that seeks to ignore all the subjectivity processes of power behind the event. Far from exclusions, we may look through the gaps and cracks performativity opens to us, once we should find in them the overwhelming intensity of the event. May we find the other, the one that we see and the one that see us seeing. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
De qual carnaval queremos falar? Daquele romântico dos saudosistas, coberto por uma malícia ingênua e debochado? Ou daquele menos idealizado, menos debochado e nada ingênuo, aliado à indústria do entretenimento e aos seus interesses, que percebemos atualmente com muito mais veemência? Esta dissertação quer falar dos carnavais feitos hoje, inseridos numa complexa rede de interesses e relações, em parte formatados num modelo espetacular, mas que mantêm sua potência, sua capacidade de mobilizar afetos e corpos, justamente por ser uma obra performativa, dada no acontecimento, em processo. Como objeto de pesquisa trago o recorte do trabalho do carnavalesco Paulo Barros, artista controverso, profundamente inserido na lógica do consumo imediato da cultura das mídias, mas ao mesmo tempo, um carnavalesco que tem na performatividade o seu gesto criativo, em cada efeito que desestabiliza o olhar, o próprio espectador e as aparências. Tentando fugir das dicotomias, busco analisar como o trabalho de Paulo Barros, baseado na performatividade dos corpos e imagens, burla a própria lógica de consumo cultural e de entretenimento, como ultrapassa a ele próprio e suas eventuais intenções. Esta dissertação carrega o desejo de dialogar com o leitor para propor que flexibilizemos nosso olhar duro e intransigente, que nada vê além do espetáculo, bem como, tencionemos nosso eventual olhar maravilhado, que parece querer ignorar todos os processos de subjetivação e de poder por detrás do evento. Longe de exclusões, olhemos pelas brechas e fissuras que a performatividade nos abre e encontremos nelas a potência do acontecimento. Encontremos o outro, aquele que vemos e que nos vê vendo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Carnaval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Paulo Barros. |
pt_BR |