dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Natalíe Maciel |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-01T19:05:40Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-01T19:05:40Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Natalie Maciel. A pesquisa cênica da Troupp Pas D'Argent: rever-ações, revelações. 188 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=77168>. Acesso em: 1 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11190 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2015/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A pesquisa cênica da Toupp pas D’Argent: rever-ações, revelações |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Troupp Pas D'argent. Scenical creation process |
pt_BR |
dc.subject.en |
Expressive body language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Comicality |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This project addresses the ways traced by the theatral company Troupp Pas D'argent, founded in 2006 and in activity until this moment, during the process of spectacle construction Cidade das donzelas and Holoclownsto. Each chapter is dedicated to one of the three stages that are part of the methodology of the work presented in the cenic investigation of the company. It is approached the imagetic and theorical appropriation carried out by the actors, the settlement of connections between this initial study and the elaboration of the corporal training and the actor preparation in the training room, with an analysis about the possibilities of the work methodology to affect in the creation of scenes and contribute to the constitution of a scenic poetic, in which predominates the body language and the comicality. It is highlighted in this process of creation of the spectacle as a feature of the company, the non hierarchical relations among the creators who carry out several functions beyond scenical action. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho aborda os caminhos percorridos pela companhia teatral Troupp Pas D’argent, criada em 2006 e em atividade até o presente momento, durante o processo de construção dos espetáculos Cidade das donzelas e Holoclownsto. Cada capítulo é dedicado a uma das três etapas que fazem parte da metodologia de trabalho presente na investigação cênica da companhia. São abordadas a apropriação teórica e imagética realizada pelos atores, o estabelecimento de conexões entre este estudo inicial e a elaboração do treinamento corporal e da preparação atorial em sala de ensaio, com uma análise sobre as possibilidades desta metodologia de trabalho reverberar na criação de cenas e contribuir para a constituição de uma poética cênica, em que predominam a linguagem corporal e a comicidade. Ressalta-se, no processo de criação dos espetáculos, como uma marca da companhia, as relações não hierárquicas entre os criadores, que cumprem diversas funções, além das atoriais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Troupp Pas D’argent |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos de criação cênica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linguagem corporal expressiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comicidade |
pt_BR |