dc.contributor.advisor |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
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dc.contributor.author |
Omura, Taiyo Jean. |
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dc.date.accessioned |
2018-03-01T19:08:13Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-01T19:08:13Z |
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dc.date.issued |
2015-08-18 |
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dc.identifier.citation |
OMURA, Taiyo Jean. Pichar sons, ver silêncios, ouvir gestos: uma aventura poética com o soundpainting. 110 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73477>. Acesso em: 1 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11191 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2015/02 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pichar sons, ver silêncios, ouvir gestos: uma aventura poética com o Soundpainting |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Taborda Júnior, Pretextato |
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dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
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dc.contributor.referee |
Moreira, Jussara Trindade |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Improvisation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sign-language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Soundpainting |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Soundpainting is a sign-language for live composition developed for creation with sound, image and movement. Created in the 1970’s by Walter Thompson, American musical composer and saxophonist, at the beginning used as an alternative form of orchestral conduction for jazz improvisation, today it also includes actors, dancers, and visual artists in its creative process. As part of the research line “Processes and Methods of Scenic Creation”, the work follows a personal journey through workshops and performances with the Soundpainting inside the UNIRIO campus, besides the questions that came during the process. In that sense, we analyze the Soundpainting approach to “improvisation” trough Keith Johnstone’s work, as also the game theory by Roger Callois. Organized in three chapters, following a logic structure, like a language course, the text begins from the initial level of Soundpainting, its fundamentals, advances to a conversation period, focused on the game practice and improvisation, then concludes in the poetic level, that is, when the language “gets delirium” and starts to create. The work is an introduction to performing arts research with Soundpainting, and points the relevance of its study and practice, both in education and in art processes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O Soundpainting é uma língua de sinais gestuais para composição ao vivo, podendo envolver som, imagem e movimento. Criada em meados dos anos 1970 pelo compositor e saxofonista estadunidense Walter Thompson, e inicialmente utilizada como uma forma alternativa de regência orquestral, no âmbito da improvisação em jazz, a língua hoje também inclui em seu processo criativo atores, dançarinos e artistas visuais. Inserida dentro da linha de estudos “Processos e Métodos de Criação Cênica”, a pesquisa acompanha uma jornada pessoal através de oficinas práticas e performances realizadas com o Soundpainting no campus do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, bem como as questões teóricas surgidas durante o processo. Nesse sentido, analisamos a abordagem do Soundpainting com a “improvisação” através do pensamento de Keith Johnstone, bem como o de “jogo” em Roger Callois. Dividida em três capítulos seguindo uma estrutura lógica, aos moldes de um curso de línguas, a dissertação parte do nível inicial do Soundpainting, seus fundamentos, avança para uma etapa de conversação, voltada para a prática do jogo e da improvisação, e finaliza no grau poético, ou seja, quando a língua “pega delírio” e passa a criar. O trabalho apresenta uma introdução à pesquisa em artes cênicas com o Soundpainting, apontando a relevância de seu estudo e prática, tanto em processos educacionais quanto artísticos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Improvisação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Língua de Sinais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Soundpainting |
pt_BR |