dc.contributor.advisor |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
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dc.contributor.author |
Ribeiro, Sheila Aparecida Barros |
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dc.date.accessioned |
2018-03-02T20:05:11Z |
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dc.date.available |
2018-03-02T20:05:11Z |
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dc.date.issued |
2017-09-13 |
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dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Sheila Aparecida Barros. Sugestões para o desenvolvimento de jogos digitais inclusivos a usuários cegos. 2017. 199f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11196 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Sugestões para o desenvolvimento de jogos digitais inclusivos a usuários cegos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
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dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Blind |
pt_BR |
dc.subject.en |
Visually impaired |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accessibility |
pt_BR |
dc.subject.en |
Digital games |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Considering the game market's growth, the fact that mobile devices have become more accessible to the Brazilian population and the public interest for digital entertainment, the present work aims, from a research with blind people and the evaluation of digital game on touch screen mobile device, formulate advices for the development of accessible digital games allowing the inclusion of blind users in this kind of digital entertainment. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Diante do crescimento do mercado de jogos, do fato que dispositivos móveis se tornaram mais acessíveis à população brasileira e do grande interesse do público por entretenimento digital, o presente trabalho tem como objetivo, a partir de pesquisa com pessoas cegas e da avaliação de jogo digital em dispositivo móvel touch screen, elaborar um conjunto de sugestões para auxiliar o desenvolvimento de jogos digitais que permitam a inclusão de usuários cegos nesse tipo de entretenimento digital. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cegos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acessibilidade |
pt_BR |