dc.contributor.advisor |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.author |
Moura, Leticia Carvalho Gaspar de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-02T21:01:23Z |
|
dc.date.available |
2018-03-02T21:01:23Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
MOURA, Letícia Carvalho Gaspar de. Um canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta. 177 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11198 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.referee |
Guberfin, Jane Celeste |
|
dc.contributor.referee |
Bento, Marina Enemar Ramos Nebere |
|
dc.contributor.referee |
Bernar, Isac Garson |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES CÊNICAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
actors |
pt_BR |
dc.subject.en |
voice |
pt_BR |
dc.subject.en |
singing |
pt_BR |
dc.subject.en |
hearing |
pt_BR |
dc.subject.en |
contact |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This Master’s dissertation is about the relationship of actors with the act of singing. The research is an investigation into how these artists can become more intimate with music and singing through broadening their sense of hearing. The research begins with a theoretical investigation of the concept of hearing and its connection with the perception of the voice in the body and in space, while also taking into consideration the relationships (with work colleagues and the actor with himself) that are part of this vocal and corporal production, taken from the work of the following authors: Jerzy Grotowski, Glorinha Beutenmüller, Francesca Della Monica e Meran Vargens. This research is of a theoretical and practical nature and, as part of the process, an experimental lab was realized with the objective of investigating, in a group of actors, in what way the sense of hearing can be intensified and broadened to support singing and also from within it. Also observed was how this is reflected in the act of singing by the actor. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta é uma dissertação sobre a relação dos atores com o ato de cantar. A pesquisa se propõe a investigar de que forma esses artistas podem criar uma aproximação com a música e o canto a partir do alargamento do sentido da escuta. O estudo parte de uma investigação teórica sobre o conceito de escuta e sua ligação com a percepção da voz no corpo e no espaço, considerando também as relações (com colegas de trabalho e também do ator com ele mesmo) que cercam esta produção corporal/vocal, a partir de quatro autores: Jerzy Grotowski, Glorinha Beutenmüller, Francesca Della Monica e Meran Vargens. Esta pesquisa tem um caráter teórico-prático e foi realizado, como parte do processo, um laboratório experimental que teve como objetivo investigar, em um grupo de atores, de que forma a escuta pode ser sensibilizada e ampliada para servir ao canto e também a partir dele. Procurou-se também observar como isso se reflete no ato de cantar pelo atuante. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
atores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
voz |
pt_BR |
dc.subject.pt |
canto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
escuta |
pt_BR |
dc.subject.pt |
contato |
pt_BR |