dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Vidal, Andressa Farias |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T14:15:39Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T14:15:39Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VIDAL, Andressa Farias. "Esse já tá reprovado!": um estudo sobre a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar numa escola organizada em ciclos. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11199 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/35. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
"Esse já tá reprovado!" : um estudo sobre a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar numa escola organizada em ciclos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"That's already failed!" a study on the understanding of teachers in relation to fail in school school organized in cycles |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.referee |
Araújo, Ivanildo Amaro de |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Inês G. F. Marcondes de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cycles |
pt_BR |
dc.subject.en |
Implementation cycles |
pt_BR |
dc.subject.en |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
School disapproval |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is linked to the Graduate Program of the Federal University of the State of Rio de Janeiro - PPGEDU / UNIRIO and presents research conducted in the city of Niteroi, which investigates the understanding of teachers regarding school failure, in the context of an organized school in cycles. The questions that guide the research are: to what extent the evaluation practices have inclusiveness? What are the attempts to change in relation to assessment practices? As the school failure is understood by teachers? To answer them opted for a qualitative perspective, with participant observation in school, involving thirty-four teachers, two pedagogues and two managers, as well as semi-structured interviews, aiming to understand the specificities of cycles in Niterói and identify the meaning of school failure for teachers of the school studied. As part of the study analyzed twenty-seven research and twenty-four municipal documents, as a contribution to the problem of reflection of this research: the teacher understanding of school failure in schools organized in cycles. We attempted to observe the facilities and the challenges in everyday school life, especially in relation to assessment practices. The findings point to observation reflection of movements and a great deal of teachers, educators and managers to perform quality work for the student, even considering discontinuities in the implementation process of the cycles, mainly due to the establishment of practices that do not match With this organization of teaching, apart from a few, but existing, problems in regard to physical structure, materials and human seen in school studied. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu/UNIRIO e apresenta pesquisa realizada no município de Niterói, que investiga a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar, no contexto de uma escola organizada em ciclos. As questões que orientam a pesquisa são: quais são as práticas avaliativas existentes na escola pesquisada? Quais são as tentativas de mudanças em relação às práticas avaliativas? Como a reprovação escolar é compreendida pelos docentes? Para respondê-las optou-se por uma perspectiva qualitativa, com observação participante na escola, envolvendo trinta e quatro professoras, duas pedagogas e duas gestoras, além de entrevistas semiestruturadas, objetivando perceber as especificidades dos ciclos no município de Niterói e identificar o sentido da reprovação escolar para os professores da escola pesquisada. Como parte do trabalho foram encontradas duzentas e vinte e quatro pesquisas na revisão de literatura, das quais vinte e sete foram selecionadas para contribuir com as reflexões deste estudo. Também foram analisados vinte e quatro documentos municipais, como forma de contribuir para a compreensão do problema desta pesquisa: o entendimento docente sobre a reprovação escolar em escolas organizadas em ciclos. Buscou-se observar as facilidades e os desafios no cotidiano escolar, principalmente em relação às práticas avaliativas. As conclusões apontam para a observação de movimentos de revisitação e reflexão das propostas e práticas pedagógicas, além de um grande esforço de docentes, pedagogos e gestores a fim de realizarem um trabalho de qualidade para o aluno, mesmo considerando descontinuidades no processo de implementação dos ciclos, devido principalmente à instituição de práticas que não condizem com esta organização do ensino, além de poucos, mas existentes, problemas no que se refere à estrutura física, material e humana observada na escola pesquisada. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Implementação dos ciclos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Reprovação escolar |
pt_BR |