DSpace Repository

"Esse já tá reprovado!" : um estudo sobre a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar numa escola organizada em ciclos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Vidal, Andressa Farias
dc.date.accessioned 2018-03-05T14:15:39Z
dc.date.available 2018-03-05T14:15:39Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation VIDAL, Andressa Farias. "Esse já tá reprovado!": um estudo sobre a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar numa escola organizada em ciclos. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11199
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/35. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title "Esse já tá reprovado!" : um estudo sobre a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar numa escola organizada em ciclos pt_BR
dc.title.alternative "That's already failed!" a study on the understanding of teachers in relation to fail in school school organized in cycles pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Fernandes, Claudia de Oliveira
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Araújo, Ivanildo Amaro de
dc.contributor.referee Souza, Maria Inês G. F. Marcondes de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Cycles pt_BR
dc.subject.en Implementation cycles pt_BR
dc.subject.en Evaluation pt_BR
dc.subject.en School disapproval pt_BR
dc.description.abstracten This work is linked to the Graduate Program of the Federal University of the State of Rio de Janeiro - PPGEDU / UNIRIO and presents research conducted in the city of Niteroi, which investigates the understanding of teachers regarding school failure, in the context of an organized school in cycles. The questions that guide the research are: to what extent the evaluation practices have inclusiveness? What are the attempts to change in relation to assessment practices? As the school failure is understood by teachers? To answer them opted for a qualitative perspective, with participant observation in school, involving thirty-four teachers, two pedagogues and two managers, as well as semi-structured interviews, aiming to understand the specificities of cycles in Niterói and identify the meaning of school failure for teachers of the school studied. As part of the study analyzed twenty-seven research and twenty-four municipal documents, as a contribution to the problem of reflection of this research: the teacher understanding of school failure in schools organized in cycles. We attempted to observe the facilities and the challenges in everyday school life, especially in relation to assessment practices. The findings point to observation reflection of movements and a great deal of teachers, educators and managers to perform quality work for the student, even considering discontinuities in the implementation process of the cycles, mainly due to the establishment of practices that do not match With this organization of teaching, apart from a few, but existing, problems in regard to physical structure, materials and human seen in school studied. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu/UNIRIO e apresenta pesquisa realizada no município de Niterói, que investiga a compreensão dos professores em relação à reprovação escolar, no contexto de uma escola organizada em ciclos. As questões que orientam a pesquisa são: quais são as práticas avaliativas existentes na escola pesquisada? Quais são as tentativas de mudanças em relação às práticas avaliativas? Como a reprovação escolar é compreendida pelos docentes? Para respondê-las optou-se por uma perspectiva qualitativa, com observação participante na escola, envolvendo trinta e quatro professoras, duas pedagogas e duas gestoras, além de entrevistas semiestruturadas, objetivando perceber as especificidades dos ciclos no município de Niterói e identificar o sentido da reprovação escolar para os professores da escola pesquisada. Como parte do trabalho foram encontradas duzentas e vinte e quatro pesquisas na revisão de literatura, das quais vinte e sete foram selecionadas para contribuir com as reflexões deste estudo. Também foram analisados vinte e quatro documentos municipais, como forma de contribuir para a compreensão do problema desta pesquisa: o entendimento docente sobre a reprovação escolar em escolas organizadas em ciclos. Buscou-se observar as facilidades e os desafios no cotidiano escolar, principalmente em relação às práticas avaliativas. As conclusões apontam para a observação de movimentos de revisitação e reflexão das propostas e práticas pedagógicas, além de um grande esforço de docentes, pedagogos e gestores a fim de realizarem um trabalho de qualidade para o aluno, mesmo considerando descontinuidades no processo de implementação dos ciclos, devido principalmente à instituição de práticas que não condizem com esta organização do ensino, além de poucos, mas existentes, problemas no que se refere à estrutura física, material e humana observada na escola pesquisada. pt_BR
dc.subject.pt Ciclos pt_BR
dc.subject.pt Implementação dos ciclos pt_BR
dc.subject.pt Avaliação pt_BR
dc.subject.pt Reprovação escolar pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|