| dc.contributor.advisor | Fernandes, Adriana Hoffmann | |
| dc.contributor.author | Celestino, Renata Gazé | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-05T14:19:43Z | |
| dc.date.available | 2018-03-05T14:19:43Z | |
| dc.date.issued | 2015-08-08 | |
| dc.identifier.citation | CELESTINO, Renata Gazé. As crianças e suas narrativas audiovisuais: descobertas no decorrer de uma pesquisa. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11202 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/31. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | As crianças e suas narrativas audiovisuais : descobertas no decorrer de uma pesquisa | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Fernandes, Adriana Hoffmann | |
| dc.contributor.referee | Ribes, Rita | |
| dc.contributor.referee | Gouvêa, Guaracira | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Hoje muitas crianças convivem com narrativas audiovisuais nas telas de tevê e do cinema e nas redes sociais da Internet. Como se relacionam com este vasto universo envolvendo sons e imagens e que experiências/repertórios trazem a partir do que vivenciam numa cultura audiovisual? E como produzem suas próprias narrativas com imagens e sons? O presente estudo tem por objetivo investigar a relação das crianças com a produção de narrativas audiovisuais, entendendo que quando produzem também é uma maneira de se apropriarem destas narrativas e de mostrarem o repertório que trazem, o que veem, o que pensam, como entendem e como querem contar suas próprias histórias com áudio e vídeo. Tem como referencial teórico os Estudos Culturais latino-americanos, que nos apontam a cultura como sendo produzida nos muitos espaços por onde circulamos e pelas diversas mediações que acontecem nestes espaços. Tais estudos deslocam o eixo de debates e análises dos meios de comunicação para as mediações e também nos apontam que, durante toda e qualquer troca de mensagens, não há passividade por parte do receptor, pois respondemos, sempre e com as nossas vivências, experiências e repertórios. As narrativas audiovisuais fazem parte deste universo e são uma das possibilidades de se criar, transmitir e interagir com outros. Esta pesquisa busca perceber como as crianças criam utilizando áudio e vídeo, e a infância aparece como protagonista numa concepção de criança como produtora dessa cultura. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, e as crianças construíram a pesquisa junto com a pesquisadora. O campo foi realizado através de oficinais de criação e produção de narrativas audiovisuais. Assim, ao entender as crianças como produtoras de cultura e buscando perceber como convivem e produzem suas narrativas audiovisuais, vimos nestes espaços de convivência durante o campo que os significados foram produzidos e repensados. Percebemos que estes são também momentos em que a apropriação que as crianças fazem das narrativas audiovisuais 'trazendo seus repertórios e utilizando os aparatos técnicos para também contar e produzir suas histórias com áudio e vídeo - pode nos revelar conhecimentos capazes de trazerem contribuições importantes e generosas para a formação delas e de todos nós. Fica aqui o convite para o leitor mergulhar neste estudo e também produzir suas narrativas a respeito do que encontrar. E se quiser, utilizando imagens e sons. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Narrativas | pt_BR |
| dc.subject.pt | Audiovisual | pt_BR |
| dc.subject.pt | Crianças | pt_BR |
| dc.subject.pt | Infância | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cultura | pt_BR |