DSpace Repository

O currículo da educação física escolar : perspectivas curriculares para uma educação decolonial

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Souza, Bianca Viana Santos
dc.date.accessioned 2018-03-05T14:20:44Z
dc.date.available 2018-03-05T14:20:44Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation SOUZA, Bianca Viana Santos. O currículo da educação física escolar: perspectivas curriculares para uma educação decolonial. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11203
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/34. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O currículo da educação física escolar : perspectivas curriculares para uma educação decolonial pt_BR
dc.title.alternative The curriculum of the school physical education: curricular perspectives to a decolonial education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Alves Junior, Edmundo Drummond
dc.contributor.referee Melo, Victor Andrade de
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Sanchez, Celso
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en School physical education pt_BR
dc.subject.en Curriculum pt_BR
dc.subject.en Interculturality pt_BR
dc.subject.en Decolonial Education pt_BR
dc.description.abstracten This research sought to identify the possibility of contribution of the discipline physical education curriculum guidelines prepared by the Municipal Secretary of education of the city of Rio de Janeiro, to the pedagogical practices, inside a Decolonial education proposal. Therefore, presented reflections on studies involving the curriculum, the school physical education and the Decolonialidade, through a bibliographical survey conducted on the subject and dialogue with teachers in a public school of Rio de Janeiro on their curricular practices on school physical education and possible relations with interculturality and Decolonialidade. Accordingly, we conducted a theoretical panorama of what's being treated in the field of the curriculum and the school physical education and toured a theoretical path-based methodology in another epistemology, in order to discern prospects for new practices of physical education curriculum in the school context. In order to reflect on the curriculum for the school physical education is a complex thing, due to amount of content and the diversity of knowledge that can and should be included in it, on the relationship of physical education with health sciences, human and social contents include, concluded that bring other knowledge that are not only those imposed by the idea of physical and sports activities that require perfect techniques , may be evidence that there is the intention to work in a decolonial perspective. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Essa pesquisa procurou identificar a possibilidade de contribuição das orientações curriculares da disciplina Educação Física, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para as práticas pedagógicas, dentro de uma proposta de Educação Decolonial. Para isso, apresentou estudos que envolvem o Currículo, a Educação Física Escolar e a Decolonialidade, por meio de um levantamento bibliográfico realizado acerca do tema e do diálogo com professores de uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro sobre suas práticas curriculares na Educação Física Escolar e as possíveis relações com a interculturalidade crítica e a Decolonialidade. Nesse sentido, foi realizado um panorama teórico do que vem sendo tratado no campo do Currículo e da Educação Física Escolar e, no caminho teórico - metodológico baseado em uma epistemologia outra, a fim de vislumbrar perspectivas para novas práticas curriculares da Educação Física no contexto escolar. Tendo em vista que refletir sobre o currículo para a Educação Física Escolar é algo complexo, devido a quantidade de conteúdos e a diversidade de saberes que podem e devem estar incluídos nele, diante da relação da Educação Física com a área das Ciências da Saúde, Humanas e Sociais que seus conteúdos contemplam, conclui-se que trazer conhecimentos outros que não sejam somente àqueles impostos pela ideia de atividades físicas e esportivas que exigem técnicas perfeitas, podem ser indícios de que há a intenção de se trabalhar em uma perspectiva decolonial. pt_BR
dc.subject.pt Educação Física escolar pt_BR
dc.subject.pt Currículo pt_BR
dc.subject.pt Interculturalidade pt_BR
dc.subject.pt Educação Decolonial pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|