dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Souza, Bianca Viana Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T14:20:44Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T14:20:44Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Bianca Viana Santos. O currículo da educação física escolar: perspectivas curriculares para uma educação decolonial. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11203 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/34. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O currículo da educação física escolar : perspectivas curriculares para uma educação decolonial |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The curriculum of the school physical education: curricular perspectives to a decolonial education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Alves Junior, Edmundo Drummond |
|
dc.contributor.referee |
Melo, Victor Andrade de |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.contributor.referee |
Sanchez, Celso |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
School physical education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interculturality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decolonial Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research sought to identify the possibility of contribution of the discipline physical
education curriculum guidelines prepared by the Municipal Secretary of education of the city of Rio de Janeiro, to the pedagogical practices, inside a Decolonial education proposal. Therefore, presented reflections on studies involving the curriculum, the school physical education and the Decolonialidade, through a bibliographical survey conducted on the subject and dialogue with teachers in a public school of Rio de Janeiro on their curricular practices on school physical education and possible relations with interculturality and Decolonialidade. Accordingly, we conducted a theoretical panorama of what's being treated in the field of the curriculum and the school physical education and toured a theoretical path-based methodology in another epistemology, in order to discern prospects for new practices of physical education curriculum in the school context. In order to reflect on the curriculum for the school physical education is a complex thing, due to amount of content and the diversity of knowledge that can and should be included in it, on the relationship of physical education with health sciences, human and social contents include, concluded that bring other knowledge that are not only those imposed by the idea of physical and sports activities that require perfect techniques , may be evidence that there is the intention to work in a decolonial perspective. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Essa pesquisa procurou identificar a possibilidade de contribuição das orientações curriculares da disciplina Educação Física, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para as práticas pedagógicas, dentro de uma proposta de Educação Decolonial. Para isso, apresentou estudos que envolvem o Currículo, a Educação Física Escolar e a Decolonialidade, por meio de um levantamento bibliográfico realizado acerca do tema e do diálogo com professores de uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro sobre suas práticas curriculares na Educação Física Escolar e as possíveis relações com a interculturalidade crítica e a Decolonialidade. Nesse sentido, foi realizado um panorama teórico do que vem sendo tratado no campo do Currículo e da Educação Física Escolar e, no caminho teórico - metodológico baseado em uma epistemologia outra, a fim de vislumbrar perspectivas para novas práticas curriculares da Educação Física no contexto escolar. Tendo em vista que refletir sobre o currículo para a Educação Física Escolar é algo complexo, devido a quantidade de conteúdos e a diversidade de saberes que podem e devem estar incluídos nele, diante da relação da Educação Física com a área das Ciências da Saúde, Humanas e Sociais que seus conteúdos contemplam, conclui-se que trazer conhecimentos outros que não sejam somente àqueles impostos pela ideia de atividades físicas e esportivas que exigem técnicas perfeitas, podem ser indícios de que há a intenção de se trabalhar em uma perspectiva decolonial. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Física escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Decolonial |
pt_BR |