dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Miguel Angel de |
|
dc.contributor.author |
Alves, Lopes, Daniel |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T14:21:37Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T14:21:37Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-27 |
|
dc.identifier.citation |
LOPES, Daniel Alves. Educação e cultura no pensamento de Friedrich Nietzsche. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11204 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/13. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação e cultura no pensamento de Friedrich Nietzsche |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Miguel Angel de |
|
dc.contributor.referee |
Cunha, Maria Helena Lisboa da |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Ângela Maria de Souza |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nietzsche |
pt_BR |
dc.subject.en |
Singularity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation focuses on the relation between education and culture up from the thought of Friedrich Nietzsche. The line of research was defined observing the following question: what kind of educational activity can effectively contribute to the emergence of an authentic culture? Therefore, the priority was to an analysis with the focus in the first stage of Nietzsche’s intellectual production, entitled romantic pessimism, and, in the third chapter, were also examined important educational and cultural aspects from Human, all too human, opening book of the second moment of the philosopher work, called skeptical positivism. Nietzsche lay out an inalienable bond between nature, culture and education, so that, in the first chapter, the central question is based on the examination of the interpretation of the philosopher for nature and culture. In the second chapter, the theme was the nietzschean critique of modern education, regarded as a system for the homogenization and the massification of the students. Finally, in the last chapter, the question focused on a prognosis about the educational dynamics whose privilege is related with the development of authentic individuals, capable of significant creations and of overcome their own obstacles. An education of nietzschean inspiration seeks the individual improving, aiming to make someone mature, and directs it to what is more genuine for the subject, with a view to implementation of an authentic culture. The way Nietzsche analyzes the issue of education contributes a lot to think contemporary education, in both critical and purposeful aspects. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação versa sobre a relação entre educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. O direcionamento da pesquisa se realizou tendo em vista a seguinte indagação: que tipo de atividade educativa pode contribuir efetivamente no surgimento de uma cultura autêntica? Priorizou-se, para tanto, uma análise com o foco na primeira etapa da produção intelectual nietzschiana, intitulada pessimismo romântico, sendo que, no terceiro capítulo, foram examinados também importantes aspectos educativos e culturais presentes em Humano, demasiado humano, livro inaugural do segundo momento da obra do filósofo, denominado positivismo cético. Nietzsche estabelece um vínculo inalienável entre natureza, cultura e educação de modo que, no primeiro capítulo, a questão central baseou-se no exame da interpretação do filósofo sobre a natureza e a cultura. No segundo capítulo, o tema foi a crítica nietzschiana à educação moderna, considerada como um sistema que visa a homogeneização e a massificação dos educandos. Por fim, no último capítulo, a questão incidiu em um prognóstico sobre a dinâmica educativa cujo privilégio diz respeito ao desenvolvimento de individualidades autênticas, capazes de criações significativas e de superar os seus próprios obstáculos. Uma educação de inspiração nietzschiana procura o aprimoramento do indivíduo, visando torná-lo alguém maduro, e o direciona para aquilo que lhe é mais genuíno, tendo em vista a implementação de uma cultura autêntica. A maneira como Nietzsche analisa a questão educativa contribui bastante para se pensar a educação contemporânea, tanto no aspecto crítico quanto no propositivo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nietzsche |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Singularidade |
pt_BR |