DSpace Repository

O fenômeno gatekeeper : Museologia, compartilhamento e conectividade híbrida na sociedade global

Show simple item record

dc.contributor.advisor Scheiner, Teresa Cristina Moletta
dc.contributor.author Viana, Karina Muniz
dc.date.accessioned 2018-03-05T14:25:05Z
dc.date.available 2018-03-05T14:25:05Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.citation VIANA, Karina Muniz. O fenômeno gatekeeper: Museologia, compartilhamento e conectividade híbrida na sociedade global. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11211
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2016/07. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O fenômeno gatekeeper : Museologia, compartilhamento e conectividade híbrida na sociedade global pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Scheiner, Teresa Cristina Moletta
dc.contributor.referee Kuperman, Priscila de Siqueira
dc.contributor.referee Carvalho, Rosane Maria Rocha de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museum pt_BR
dc.subject.en Museology pt_BR
dc.subject.en Virtual pt_BR
dc.subject.en Digital pt_BR
dc.subject.en Gatekeeper pt_BR
dc.description.abstracten The purpose of this master dissertation is to investigate the empowerment process of the globalized individual who moves autonomously through digital/virtual technologies using personal mobile devices and individual applications of collective resonance. It also explores the global technological environment composed by new informational protocols and several production cycles of images and digital products. These processes induce the globalized individual to get a real time imagistic return, triggering an individual consumption process that supports their collective impact needs. This individual also projects themselves in the virtual world, establishing a relational protocol with hybrid networks; the person can be here and anywhere, it is just a matter of getting connected. Thus, getting connected becomes an individual action but intrinsically established in the collective body substrate. The body produces by itself – absolute origin – new speeds, moving into other spaces, layers and dimensions. This thesis analyzes the different forms of appropriation the individual develops under this context, in contrast to the practices of traditional museology, as well as the various ways in which this individual operates these devices to re-define the Museum. It also analyses the Museum in its traditional bases: the one that collects; catalogs; searches; preserves and communicates – it is the same Museum that moves through the innumerable digital/virtual experiences presented on this research thesis. It demonstrates that even set up under the traditional model, the Museum reveals itself as a phenomenon and full of power: it is the great laboratory for globalizing technologies, as they seek what the Museum has consolidated for centuries: the link between mankind and the world – whether it is digital, virtual or real. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A dissertação investiga o processo de empoderamento do individuo globalizado, que transita autonomamente pelas tecnologias digitais/virtuais por intermédio de aparelhos móveis pessoais e aplicativos individuais de ressonância coletiva. Investiga o ambiente tecnológico globalizado tecido pelos novos protocolos informacionais e os mais variados ciclos produtivos de imagens e produtos digitais - processos esses que induzem o indivíduo globalizado à obtenção de um retorno imagético em tempo real, desencadeando um processo de consumo individual que sustente suas necessidades de impacto coletivo. Esse mesmo indivíduo se projeta no mundo virtual, estabelecendo um protocolo relacional com as redes híbridas; ele está aqui e em qualquer lugar, basta conectar-se. Conectar-se passa a ser assim uma ação individual, mas intrinsecamente estabelecida no substrato do corpo coletivo. O corpo imprime a partir de si próprio - origem absoluta - novas velocidades, penetrando em outros espaços, camadas e dimensões. A dissertação analisa as diferentes formas de apropriação que o indivíduo desenvolve neste contexto, frente às práticas da Museologia tradicional, bem como as variadas formas com que opera esses dispositivos para resignificar o Museu. E o Museu que conhecemos em sua matriz tradicional: o que coleta; cataloga; pesquisa; conserva e comunica - é o mesmo Museu que atravessa as mais variadas experiências digitais/virtuais apresentadas na pesquisa-dissertação. Comprova-se assim que mesmo instituído sob o modelo Tradicional, o Museu se revela enquanto fenômeno e potência: ele é o grande laboratório para as tecnologias da globalização, pois estas buscam o que o Museu já consolidou há séculos: o elo entre o humano e o mundo - seja ele digital, virtual ou real. pt_BR
dc.subject.pt Museu pt_BR
dc.subject.pt Museologia pt_BR
dc.subject.pt Virtual pt_BR
dc.subject.pt Digital pt_BR
dc.subject.pt Gatekeeper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|