dc.contributor.advisor |
Scheiner, Teresa Cristina Moletta |
|
dc.contributor.author |
Viana, Karina Muniz |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T14:25:05Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T14:25:05Z |
|
dc.date.issued |
2016-04 |
|
dc.identifier.citation |
VIANA, Karina Muniz. O fenômeno gatekeeper: Museologia, compartilhamento e conectividade híbrida na sociedade global. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11211 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMP 2016/07. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O fenômeno gatekeeper : Museologia, compartilhamento e conectividade híbrida na sociedade global |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Scheiner, Teresa Cristina Moletta |
|
dc.contributor.referee |
Kuperman, Priscila de Siqueira |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Rosane Maria Rocha de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Virtual |
pt_BR |
dc.subject.en |
Digital |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gatekeeper |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The purpose of this master dissertation is to investigate the empowerment process of the globalized individual who moves autonomously through digital/virtual technologies using personal mobile devices and individual applications of collective resonance. It also explores the global technological environment composed by new informational protocols and several production cycles of images and digital products. These processes induce the globalized individual to get a real time imagistic return, triggering an individual consumption process that supports their collective impact needs. This individual also projects themselves in the virtual world, establishing a relational protocol with hybrid networks; the person can be here and anywhere, it is just a matter of getting connected. Thus, getting connected becomes an individual action but intrinsically established in the collective body substrate. The body produces by itself – absolute origin – new speeds, moving into other spaces, layers and dimensions. This thesis analyzes the different forms of appropriation the individual develops under this context, in contrast to the practices of traditional museology, as well as the various ways in which this individual operates these devices to re-define the Museum. It also analyses the Museum in its traditional bases: the one that collects; catalogs; searches; preserves and communicates – it is the same Museum that moves through the innumerable digital/virtual experiences presented on this research thesis. It demonstrates that even set up under the traditional model, the Museum reveals itself as a phenomenon and full of power: it is the great laboratory for globalizing
technologies, as they seek what the Museum has consolidated for centuries: the link
between mankind and the world – whether it is digital, virtual or real. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação investiga o processo de empoderamento do individuo globalizado, que transita autonomamente pelas tecnologias digitais/virtuais por intermédio de aparelhos móveis pessoais e aplicativos individuais de ressonância coletiva. Investiga o ambiente tecnológico globalizado tecido pelos novos protocolos informacionais e os mais variados ciclos produtivos de imagens e produtos digitais - processos esses que induzem o indivíduo globalizado à obtenção de um retorno imagético em tempo real, desencadeando um processo de consumo individual que sustente suas necessidades de impacto coletivo. Esse mesmo indivíduo se projeta no mundo virtual, estabelecendo um protocolo relacional com as redes híbridas; ele está aqui e em qualquer lugar, basta conectar-se. Conectar-se passa a ser assim uma ação individual, mas intrinsecamente estabelecida no substrato do corpo coletivo. O corpo imprime a partir de si próprio - origem absoluta - novas velocidades, penetrando em outros espaços, camadas e dimensões. A dissertação analisa as diferentes formas de apropriação que o indivíduo desenvolve neste contexto, frente às práticas da Museologia tradicional, bem como as variadas formas com que opera esses dispositivos para resignificar o Museu. E o Museu que conhecemos em sua matriz tradicional: o que coleta; cataloga; pesquisa; conserva e comunica - é o mesmo Museu que atravessa as mais variadas experiências digitais/virtuais apresentadas na pesquisa-dissertação. Comprova-se assim que mesmo instituído sob o modelo Tradicional, o Museu se revela enquanto fenômeno e potência: ele é o grande laboratório para as tecnologias da globalização, pois estas buscam o que o Museu já consolidou há séculos: o elo entre o humano e o mundo - seja ele digital, virtual ou real. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Virtual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Digital |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gatekeeper |
pt_BR |