dc.contributor.advisor |
Cappelli, Claudia |
|
dc.contributor.author |
Cunha, Lilian Mendes |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T18:23:13Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T18:23:13Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-14 |
|
dc.identifier.citation |
CUNHA, Lilian Mendes. Uma investigação sobre o entendimento de processos públicos pelo cidadão com uma notação de processo declarativo. 2017. 140f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11212 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma investigação sobre o entendimento de processos públicos pelo cidadão com uma notação de processo declarativo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.referee |
Márcio de Oliveira, Barros |
|
dc.contributor.referee |
Salgado, Luciana Cardoso de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Werner, Claudia Maria Lima |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Catalog |
pt_BR |
dc.subject.en |
NFR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Understandability |
pt_BR |
dc.subject.en |
Declarative Model |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Administration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transparency |
pt_BR |
dc.subject.en |
Citizen Language |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The Brazilian Public Administration has established the process models usage as a notation to represent its services to improve communication among members of public organizations. It was also established that the business processes of the Public Administration would be exposed to the citizens, consequently offer an improvement in the services provided. In the same moment, with the growth of transparency policies, governments are increasingly mobilizing to provide information to their citizens. The majority of these citizens reached, it became necessary to use a simplified and adequate language to the understanding of the information palatable for an audience that only has the understanding of texts quite simple. This demand created the Citizen Language, which seeks to improve the understanding of government information. In addition, based on this Language and Catalog Theory, the literature has proposed a Catalog for actions to be applied in models of public service processes through the translation of the BPMN language into a representation that can be understood by the citizen. This language, however, has no treatment for declarative models. This research proposes the construction of a Catalog of Understanding of Characteristics of Declarative Models for Public Business Process in order to contribute to the understanding of constraints in business process models. The Think Aloud protocol was used to evaluate the proposal. This protocol uses verbalization to describe the resolution of a problem, where difficulties can be observed in its resolution. With this technique, the operations of the catalog were evaluated, thus enabling the ability to communicate and understand the constraints. The results were analyzed with an interpretive approach and an adaptation of content analysis, showing that the enrichment of the model was understood by the defined target audience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Administração Pública Brasileira estabeleceu o uso de modelos de processos atrelados a uma notação para representar seus serviços buscando a melhoria da comunicação entre os membros das organizações públicas. Também foi estabelecido que os processos de negócio da Administração Pública seriam expostos aos cidadãos, a fim de oferecer uma melhoria nos serviços prestados. Paralelo a isso, com o crescimento das políticas de transparência, os governos vêm se mobilizando cada vez mais para o fornecimento de informações aos seus cidadãos. Porém, para atingir a maioria destes cidadãos, fez-se necessário o uso de uma linguagem mais simplificada e adequada ao entendimento deste público tornando as informações palatáveis para um público-alvo que só tem a compreensão de textos bastante simples. Para atender essa demanda, estabeleceu-se a Linguagem Cidadã, que busca melhorar o entendimento das informações governamentais. Além disso, com base nesta Linguagem e na teoria de Catálogos, a literatura propôs um Catálogo para ações a serem aplicadas em modelos de processos de serviços públicos através da tradução da linguagem BPMN para uma representação que possa ser entendida pelo cidadão. Esta linguagem, no entanto, não possui tratamento para modelos declarativos. Este trabalho propõe a construção de um Catálogo de Entendimento de Características de Modelos Declarativos para Processos de Negócio Públicos de forma a contribuir com o entendimento de restrições em modelos de processos de negócio. O protocolo Think Aloud foi usado para avaliação da proposta. Este protocolo usa a verbalização para a descrição da resolução de um problema, onde podem ser observadas as dificuldades em sua resolução. Com esta técnica, as operacionalizações do catálogo foram avaliadas, e assim possibilitou a capacidade de comunicação e compreensão das restrições. Os resultados encontrados foram analisados com uma abordagem interpretativa e uma adaptação de análise de conteúdo, mostrando que o enriquecimento do modelo foi entendido pelo público-alvo definido. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Catálogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
NFR |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Entendimento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelos Declarativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transparência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linguagem Cidadã |
pt_BR |