DSpace Repository

O uso de instrumentos de diferentes naturezas no processo de musicalização

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Soares, Mauro Luiz da Rocha
dc.date.accessioned 2018-03-05T20:28:23Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-05T20:28:23Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation SOARES, Mauro Luiz da Rocha. O uso de instrumentos de diferentes naturezas no processo de musicalização. 2015. 103p. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=70017>. Acesso em: 5 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11213
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/01 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O uso de instrumentos de diferentes naturezas no processo de musicalização pt_BR
dc.title.alternative The use off different musical instruments in the beginning of learning process. 2015. Master Thesis pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Duarte, Mônica Almeida
dc.contributor.referee Passos, Mailsa Carla Pinto
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Musical instruments – Education and studying pt_BR
dc.subject.en Music school pt_BR
dc.subject.en Beginning musical learning process pt_BR
dc.description.abstracten This research is about the music teaching process adopted in brazilian music schools, that is outdated, and walk against the needs of students, that are starting in the formal study of the musical instrument. The objective was to apply updated didactic procedures that help students with different levels of knowledge and different levels of evolution regarding to the learning process. Summing up, we found support on curricular theories, methodologies used to start the learning process and in the soviet historical-cultural psychology developed in the beginning of XX century, that point to the valorization of cultural environment, their interests and characteristic ways of production, teaching/ learning process. Adding theoretical foundation and empirical knowledge, this research suggests the collective teaching of musical instruments from different families, aiming for the starting learning process out of school environment and contextualizing its teaching. The field research occurred following students between 16 and 18 years old, all of them with different life stories, from first period of Basic Music Course of Escola de Música Villa-Lobos, in music instrument collective classes by the author of this research. To conclude, the collective classes in the beginning of the learning process, brings a adequate environment with different music instruments, and it allows the students to understand the function of each instrument inside a music group, and also stimulates the creation of standards that should come before the technical development of a music instrument specialization. This research also indicates that Escola de Música Villa-Lobos and others big institutions could improve the music teaching to students that want to learn how to play a music instrument from different families regarding to the great music tradition that we have in our society. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa trata do ensino praticado nas escolas de música que, ainda desatualizado, não atende satisfatoriamente às necessidades de aprendizagem e aos anseios dos alunos que se iniciam no estudo formal de um instrumento musical. O objetivo do trabalho foi aplicar procedimentos didáticos atualizados metodologicamente que articulem os diferentes níveis de conhecimentos musicais e ritmos de aprendizagem apresentados pelos alunos. Para tanto buscou-se fundamentação nas teorias curriculares, nas metodologias de musicalização e na psicologia histórico-cultural soviética, todas desenvolvidas a partir do início do século XX e que convergem para a valorização do ambiente cultural dos alunos, seus interesses, e seus meios característicos de execução, produção e ensino/aprendizagem. Aliando fundamentação teórica e conhecimentos empíricos, este estudo propõe o ensino coletivo de instrumentos musicais de diversas famílias como ferramenta de musicalização, visando à iniciação instrumental nos moldes da música como praticada fora do ambiente escolar, contextualizando o seu ensino. A pesquisa de campo se deu através do acompanhamento de alunos, entre 16 e 18 anos, com trajetórias de vida distintas, do primeiro período do Curso Básico de Música da Escola de Música Villa Lobos, em aulas coletivas de instrumentos musicais ministradas pelo autor desta dissertação. Concluiu-se que o ensino coletivo no início da aprendizagem proporciona um contato descontraído com diversos instrumentos, permite que os alunos compreendam a relação entre os instrumentos dentro do grupo musical e estimula a criação de padrões de acompanhamento, condições que devem anteceder a preocupação com o desenvolvimento técnico e a especialização em um instrumento e em uma vertente musical. A pesquisa também ressalta que a Escola de Música Villa Lobos e outras instituições com características semelhantes, pelo seu tamanho e pela sua heterogeneidade, são as que podem e devem viabilizar o ensino para alunos com interesses na aprendizagem de instrumentos de diversas famílias e ligados às várias tradições musicais que permeiam a nossa sociedade. pt_BR
dc.subject.pt Instrumentos musicais - Instrução e estudo pt_BR
dc.subject.pt Escolas de música pt_BR
dc.subject.pt Musicalização pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|