dc.contributor.advisor |
Sussekind, Flora |
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dc.contributor.author |
Codeço, Fernando dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2018-03-05T20:51:01Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-05T20:51:01Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
CODEÇO, Fernando dos Santos. Vênus nos espelhos. 143 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=77214>. Acesso em: 5 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11215 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2015/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Vênus nos espelhos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is constitutes as a set of essays, in which I tried to embody some artistic/performatives practices that I have been developing for almost ten years. Those practices were originate on a fieldwork experiences, or better, on flaneuring around the city. I called this practices of antropografias. I tried, at the same time, to make theoretical and conceptual work in close relation with these experiments of antropografias. Also, from inside this conceptual filed of reflections, I’ve met the work of other artists in productive confrontation with my own work. There is a strong dialogue with the work and the thought of Helio Oiticica and Zé Celso Martinez Correa, but I investigate also the works of other artists, such as, Diego Velázquez, Édouard Manet, Paul Cézanne, Francis Bacon, Carolee Schneemann, Ana Mendieta and Nan Goldin.
These essays are mainly about two of my practices of antropografias. The Olympias program, which that started in 2006, when I began to make drawings at transvestite prostitution points in the Gloria and Lapa neighborhoods in Rio de Janeiro. And the Ciganinha, a mãe do garimpo program, which I started in 2012 with lady Joana Isabel da Silva Barriga, better known as Ciganinha, a lady of 73, who lived more than thirty years on the street and sells objects found in the trash on the sidewalks of Rua da Lapa, the "shopping chão."
As for theoretical discussions, they are mostly reflections on the concepts of body image (particularly feminine image) and subjectivity. The theoretical framework of these essays comes from the discussion on the concept of origin in the writings of Walter Benjamin, the Nietzsche’s dionysian, antropofagia in Oswald de Andrade, the idea of neutre by Roland Barthes, the thoughts of Michel Foucault about subjectivity and the philosophy of difference of Gilles Deleuze and Jacques Derrida. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação constitui-se de um conjunto de textos de cunho ensaístico, nos quais busquei encarnar algumas práticas artístico/performativas que venho realizando há quase dez anos, práticas estas que se originam em experiências de campo, ou melhor, em deambulações pela cidade. Chamei a estas práticas de antropografias. Busquei produzir ao mesmo tempo reflexões teórico/conceituais que se originam da relação vivencial com estes experimentos antropográficos. Voltando-me, também, no interior mesmo destas reflexões, para o trabalho de outros artistas em confronto produtivo com meu próprio trabalho. Há forte diálogo com a obra e o pensamento de Hélio Oiticica e Zé Celso Martinez Correa, mas detive-me também em obras de outros artistas, tais como, Diego Velázquez, Édouard Manet, Paul Cézanne, Francis Bacon, Carolee Schneemann, Ana Mendieta e Nan Goldin.
Estes ensaios tratam, principalmente, de duas das minhas práticas antropográficas. Do programa Olympias, que iniciei em 2006 quando comecei a realizar desenhos de travestis em pontos de prostituição nos bairros da Glória e da Lapa no Rio de Janeiro. E do programa Ciganinha, a mãe do garimpo, que iniciei em 2012 com dona Joana Isabel da Silva Barriga, mais conhecida como Ciganinha, uma senhora de 73 anos, que viveu mais de trinta anos na rua e vende objetos encontrados no lixo nas calçadas da Rua da Lapa, o “shopping chão”.
Quanto às discussões teóricas, são principalmente reflexões sobre os conceitos de corpo, imagem (em particular a imagem do feminino) e subjetividade. O arcabouço teórico destes ensaios provém da discussão dos conceitos de origem no pensamento de Walter Benjamin, do dionisíaco em Friedrich Nietzsche, de antropofagia em Oswald de Andrade, do pensamento de Roland Barthes sobre o neutro, do pensamento de Michel Foucault sobre a subjetividade e do pensamento da diferença em Gilles Deleuze e Jacques Derrida. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
antropografias |
pt_BR |