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Vibrafonistas no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições à educação formal

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dc.contributor.advisor Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author Costa, Rodrigo Heringer.
dc.date.accessioned 2018-03-05T20:52:19Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-05T20:52:19Z
dc.date.issued 2015-10
dc.identifier.citation COSTA, Rodrigo Heringer. Vibrafonista no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições á educação formal. 193 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=80944>. Acesso em: 5 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11216
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/23 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Vibrafonistas no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições à educação formal pt_BR
dc.title.alternative Vibraphonists in choro and their learning processes: mediation and some contribuitions to formal education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, José Alberto Salgado e
dc.contributor.referee Arroyo, Margarete
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Formal pt_BR
dc.subject.en non-formal and informal education pt_BR
dc.subject.en Choro pt_BR
dc.subject.en Vibraphone pt_BR
dc.description.abstracten Vibraphone’s physical characteristics and its rowdy dialogue with choro tradition hamper vibraphonists’ access to an extremely important place for the learning process of this musical genre: the rodas. The conditioning of such process to the ritual contact with the rodas de choro – subjection here refered as the roda paradigm – is therefore constantly challenged by vibraphonists dedicated to the genre’s performance. These musicians approach the choro practice through multiples and heterogeneous experiences, in dialogue with educational processes of distinct characteristics. Through this research I aim to understand the way each of these processes, peculiar to formal, nonformal and informal education, are related during the learning process of choro by vibraphonists. Given the mediating role assumed by such individuals when seeking the performance of a genre initially strange to the academy on an instrument very familiar to it in Brazil, I try to outline how the bridge between both – the choro and the vibraphone – is experimented and built by these musicians. From the approach to the roda de choro in Salomão’s Bar, located in the city of Belo Horizonte, I also make some refletions about the learning process of choro by vibraphonists in comparison to the way choro musicians learn in the context of the rodas, analyzing possible interlocutions between learning process experienced by them. Finally, based on the mediations performed by vibraphonists when in contact with choro, I point out some possible contribuitions drawn from their experiences to formal music educational institutions. Interviews with vibraphonists and musicians from the roda in Salomão’s Bar allied to a participant observation process in the same place compound the adopted procedures. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As características físicas do vibrafone e o seu conflituoso diálogo com a tradição do choro dificultam o acesso de vibrafonistas a um ambiente de fundamental importância para o aprendizado desse gênero musical: as rodas. O condicionamento de tal aprendizagem ao contato ritual com as rodas de choro – sujeição aqui denominada paradigma da roda – é, portanto, constantemente desafiada por vibrafonistas que se dedicam à performance do gênero. Estes se aproximam da prática do choro através de experiências múltiplas e heterogêneas, em diálogo com processos educacionais de características distintas. Através da presente pesquisa busco compreender a maneira como cada um desses processos, peculiares à educação formal, não-formal e informal, se relacionam no aprendizado do choro por vibrafonistas. Dado o papel de mediação assumido por tais indivíduos ao buscarem a performance de um gênero inicialmente estranho à academia em um instrumento a ela muito familiar no Brasil, procuro delinear como a ponte entre ambos é ensaiada e erigida por esses instrumentistas. A partir da aproximação com a roda de choro no bar do Salomão, localizado na cidade de Belo Horizonte, reflito ainda acerca da aprendizagem do choro por vibrafonistas à luz da formação dos músicos de choro no contexto das rodas, analisando possíveis interlocuções entre os processos por eles vivenciados. Por fim, partindo das mediações realizadas pelos vibrafonistas quando em contato com o choro, aponto para possíveis contribuições extraídas de suas experiências às instituições formais de ensino em música. Entrevistas com vibrafonistas e músicos integrantes da roda no Salomão aliadas a um processo de observação participante no mesmo espaço compõem os procedimentos adotados. pt_BR
dc.subject.pt Educação formal pt_BR
dc.subject.pt não formal e informal pt_BR
dc.subject.pt Choro pt_BR
dc.subject.pt Vibrafone pt_BR


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