dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana Pires de Sá |
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dc.contributor.author |
Costa, Rodrigo Heringer. |
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dc.date.accessioned |
2018-03-05T20:52:19Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-05T20:52:19Z |
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dc.date.issued |
2015-10 |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Rodrigo Heringer. Vibrafonista no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições á educação formal. 193 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=80944>. Acesso em: 5 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11216 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/23 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Vibrafonistas no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições à educação formal |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Vibraphonists in choro and their learning processes: mediation and some contribuitions to formal education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, José Alberto Salgado e |
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dc.contributor.referee |
Arroyo, Margarete |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Formal |
pt_BR |
dc.subject.en |
non-formal and informal education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vibraphone |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Vibraphone’s physical characteristics and its rowdy dialogue with choro tradition hamper
vibraphonists’ access to an extremely important place for the learning process of this musical
genre: the rodas. The conditioning of such process to the ritual contact with the rodas de
choro – subjection here refered as the roda paradigm – is therefore constantly challenged by
vibraphonists dedicated to the genre’s performance. These musicians approach the choro
practice through multiples and heterogeneous experiences, in dialogue with educational
processes of distinct characteristics. Through this research I aim to understand the way each
of these processes, peculiar to formal, nonformal and informal education, are related during
the learning process of choro by vibraphonists. Given the mediating role assumed by such
individuals when seeking the performance of a genre initially strange to the academy on an
instrument very familiar to it in Brazil, I try to outline how the bridge between both – the
choro and the vibraphone – is experimented and built by these musicians. From the approach
to the roda de choro in Salomão’s Bar, located in the city of Belo Horizonte, I also make
some refletions about the learning process of choro by vibraphonists in comparison to the way
choro musicians learn in the context of the rodas, analyzing possible interlocutions between
learning process experienced by them. Finally, based on the mediations performed by
vibraphonists when in contact with choro, I point out some possible contribuitions drawn
from their experiences to formal music educational institutions. Interviews with vibraphonists
and musicians from the roda in Salomão’s Bar allied to a participant observation process in
the same place compound the adopted procedures. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As características físicas do vibrafone e o seu conflituoso diálogo com a tradição do choro
dificultam o acesso de vibrafonistas a um ambiente de fundamental importância para o
aprendizado desse gênero musical: as rodas. O condicionamento de tal aprendizagem ao
contato ritual com as rodas de choro – sujeição aqui denominada paradigma da roda – é,
portanto, constantemente desafiada por vibrafonistas que se dedicam à performance do
gênero. Estes se aproximam da prática do choro através de experiências múltiplas e
heterogêneas, em diálogo com processos educacionais de características distintas. Através da
presente pesquisa busco compreender a maneira como cada um desses processos, peculiares
à educação formal, não-formal e informal, se relacionam no aprendizado do
choro por vibrafonistas. Dado o papel de mediação assumido por tais indivíduos ao buscarem
a performance de um gênero inicialmente estranho à academia em um instrumento a ela muito
familiar no Brasil, procuro delinear como a ponte entre ambos é ensaiada e erigida por esses
instrumentistas. A partir da aproximação com a roda de choro no bar do Salomão, localizado
na cidade de Belo Horizonte, reflito ainda acerca da aprendizagem do choro por vibrafonistas
à luz da formação dos músicos de choro no contexto das rodas, analisando possíveis
interlocuções entre os processos por eles vivenciados. Por fim, partindo das mediações
realizadas pelos vibrafonistas quando em contato com o choro, aponto para possíveis
contribuições extraídas de suas experiências às instituições formais de ensino em música.
Entrevistas com vibrafonistas e músicos integrantes da roda no Salomão aliadas a um
processo de observação participante no mesmo espaço compõem os procedimentos adotados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação formal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
não formal e informal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Choro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vibrafone |
pt_BR |