| dc.contributor.advisor | Souza, Walder Gervásio Virgulino de | |
| dc.contributor.author | Stelzer, Andréia | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-05T20:52:58Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-05T20:52:58Z | |
| dc.date.issued | 2013-04-23 | |
| dc.identifier.citation | STELZER, Andréa. A dramaturgia do ator e a poética do real: um estudo de duas companhias - Amok e Théâtre Du Soleil. 2013. 200f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64676>. Acesso em: 5 mar. 2018. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11217 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2013/02 | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.title | A dramaturgia do ator e a poética do real : um estudo de duas companhias - Amok e Théâtre Du Soleil | pt_BR | 
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR | 
| dc.degree.department | CLA | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | Esta tese visa, sobretudo, investigar o conceito de dramaturgia do ator no teatro contemporâneo tendo como objeto de estudo o processo de criação dos atores da trilogia de guerra da Amok (O Dragão - 2008, Kabul - 2010 e Histórias de família - 2012) e do Théâtre du Soleil (Le dernier caravansérail - 2003 e les éphémères - 2006) em torno da poética do real. A subjetividade, o treinamento, o teatro documentário e a musicalidade estabelecem elementos de análise dentro destas criações. O trabalho com os documentos partiu de uma intensa pesquisa em sites de internet sobre as diferentes subjetividades de paises em conflitos bélicos. A minúcia e o detalhamento do jogo dos atores com os dispositivos cênicos estabelecem uma nnova forma de teatro documentário e político, no sentido que a estética também se torna política ao revelar outras formas de receber o real, ao partilhar com o espectador uma nova consciência por meio da poética dos atores. A performance do ator é parte fundamental da teatralidade nos espetáculos da Amok e do Tréâtre du Soleil, visto que ela cria uma experiência a partir da pesquisa antropológica, documental e corporal. Desta forma, esta tese procura responder e criar novas questões sobre as formas estéticas e éticas de como estas duas companhias contemporâneas elaboram um trabalhoa a partir da dramaturgia dos atores com os fatos reais. | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Dramaturgia do ator | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Amok | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Théâtre du soleil | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Teatro documentário | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Poética do real | pt_BR |