dc.contributor.advisor |
Souza, Walder Gervásio Virgulino de |
|
dc.contributor.author |
Stelzer, Andréia |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T20:52:58Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-05T20:52:58Z |
|
dc.date.issued |
2013-04-23 |
|
dc.identifier.citation |
STELZER, Andréa. A dramaturgia do ator e a poética do real: um estudo de duas companhias - Amok e Théâtre Du Soleil. 2013. 200f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64676>. Acesso em: 5 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11217 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2013/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A dramaturgia do ator e a poética do real : um estudo de duas companhias - Amok e Théâtre Du Soleil |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese visa, sobretudo, investigar o conceito de dramaturgia do ator no teatro contemporâneo tendo como objeto de estudo o processo de criação dos atores da trilogia de guerra da Amok (O Dragão - 2008, Kabul - 2010 e Histórias de família - 2012) e do Théâtre du Soleil (Le dernier caravansérail - 2003 e les éphémères - 2006) em torno da poética do real. A subjetividade, o treinamento, o teatro documentário e a musicalidade estabelecem elementos de análise dentro destas criações. O trabalho com os documentos partiu de uma intensa pesquisa em sites de internet sobre as diferentes subjetividades de paises em conflitos bélicos. A minúcia e o detalhamento do jogo dos atores com os dispositivos cênicos estabelecem uma nnova forma de teatro documentário e político, no sentido que a estética também se torna política ao revelar outras formas de receber o real, ao partilhar com o espectador uma nova consciência por meio da poética dos atores. A performance do ator é parte fundamental da teatralidade nos espetáculos da Amok e do Tréâtre du Soleil, visto que ela cria uma experiência a partir da pesquisa antropológica, documental e corporal. Desta forma, esta tese procura responder e criar novas questões sobre as formas estéticas e éticas de como estas duas companhias contemporâneas elaboram um trabalhoa a partir da dramaturgia dos atores com os fatos reais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dramaturgia do ator |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Amok |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Théâtre du soleil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro documentário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Poética do real |
pt_BR |