dc.contributor.advisor |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.contributor.author |
Galo, Darío González |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T21:27:57Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T21:27:57Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
GALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11220 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES CÊNICAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
Capoeira Angola |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training of the actor |
pt_BR |
dc.subject.en |
Actor training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scenic creation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Federico García Lorca |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis aims to investigate the Capoeira Angola as a way for the formation, training and the scenic setting of the actor. For this purpose, two laboratories were conducted with actors at the School of Theatre UNIRIO in 2013, a process widely recorded, is in Annexes I, II and III. The elements of the game and sport, present in Capoeira Angola, were analyzed from studies of authors such as Johan Huizinga and Gerd Bornheim. The triple characterization of Capoeira Angola as play, fight and dance, provided tools for the formation and training of the actor, which covers different areas, like the body, musicality, voice, and text. The method involved the creation of scenic drafting scores with physical movements of Capoeira Angola arising on some scenes of the play Blood Wedding by Federico García Lorca. Through this empirical research we can say that the four aforementioned areas fundamental to the actor, can be worked using the tools offered by Capoeira Angola. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação visa investigar a Capoeira Angola como um caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. Para tanto, foram realizados dois Laboratórios com atores na Escola de Teatro da UNIRIO em 2013, cujo processo, amplamente registrado, encontra-se nos Anexos I, II e III. Os elementos do jogo e do esporte, presentes na Capoeira Angola, foram analisados a partir dos estudos de autores como Johan Huizinga e Gerd Bornheim. A tripla caracterização da Capoeira Angola como jogo, luta e dança, forneceu ferramentas para a formação e o treinamento do ator, que abrange áreas distintas, como o corpo, a musicalidade, a voz, e o texto. O método de criação cênica compreendeu a elaboração de partituras físicas com movimentos oriundos da Capoeira Angola, sobre algumas cenas da peça Bodas de sangue, de Federico García Lorca. Através desta pesquisa empírica é possível afirmar que as quatro áreas supracitadas, fundamentais para o ator, podem ser trabalhadas através das ferramentas oferecidas pela Capoeira Angola. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Capoeira Angola |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação do ator |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Treinamento do ator |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criação cênica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Federico García Lorca |
pt_BR |