DSpace Repository

A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tavares, Joana Ribeiro da Silva
dc.contributor.author Galo, Darío González
dc.date.accessioned 2018-03-05T21:27:57Z
dc.date.available 2018-03-05T21:27:57Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation GALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11220
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES CÊNICAS pt_BR
dc.subject.en Capoeira Angola pt_BR
dc.subject.en Training of the actor pt_BR
dc.subject.en Actor training pt_BR
dc.subject.en Scenic creation pt_BR
dc.subject.en Federico García Lorca pt_BR
dc.description.abstracten This thesis aims to investigate the Capoeira Angola as a way for the formation, training and the scenic setting of the actor. For this purpose, two laboratories were conducted with actors at the School of Theatre UNIRIO in 2013, a process widely recorded, is in Annexes I, II and III. The elements of the game and sport, present in Capoeira Angola, were analyzed from studies of authors such as Johan Huizinga and Gerd Bornheim. The triple characterization of Capoeira Angola as play, fight and dance, provided tools for the formation and training of the actor, which covers different areas, like the body, musicality, voice, and text. The method involved the creation of scenic drafting scores with physical movements of Capoeira Angola arising on some scenes of the play Blood Wedding by Federico García Lorca. Through this empirical research we can say that the four aforementioned areas fundamental to the actor, can be worked using the tools offered by Capoeira Angola. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação visa investigar a Capoeira Angola como um caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. Para tanto, foram realizados dois Laboratórios com atores na Escola de Teatro da UNIRIO em 2013, cujo processo, amplamente registrado, encontra-se nos Anexos I, II e III. Os elementos do jogo e do esporte, presentes na Capoeira Angola, foram analisados a partir dos estudos de autores como Johan Huizinga e Gerd Bornheim. A tripla caracterização da Capoeira Angola como jogo, luta e dança, forneceu ferramentas para a formação e o treinamento do ator, que abrange áreas distintas, como o corpo, a musicalidade, a voz, e o texto. O método de criação cênica compreendeu a elaboração de partituras físicas com movimentos oriundos da Capoeira Angola, sobre algumas cenas da peça Bodas de sangue, de Federico García Lorca. Através desta pesquisa empírica é possível afirmar que as quatro áreas supracitadas, fundamentais para o ator, podem ser trabalhadas através das ferramentas oferecidas pela Capoeira Angola. pt_BR
dc.subject.pt Capoeira Angola pt_BR
dc.subject.pt Formação do ator pt_BR
dc.subject.pt Treinamento do ator pt_BR
dc.subject.pt Criação cênica pt_BR
dc.subject.pt Federico García Lorca pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|