DSpace Repository

Números complexos na Educação Básica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.author Pereira, Felipe de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-03-05T23:37:37Z
dc.date.available 2018-03-05T23:37:37Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.citation PEREIRA, Felipe de Oliveira. Números complexos na Educação Básica. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11227
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Números complexos na Educação Básica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Martins, Leonardo Tadeu Silvares
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Complex numbers pt_BR
dc.subject.en Training pt_BR
dc.description.abstracten The object of study and preparation of this work has developed from the understanding that the matter Complex Numbers disappeared over the last few years of school meals some have sought explanations, as the vision of teachers and their training and performances in the classroom. In addition to the Curriculum Standards and its guidelines. In this situation, this monograph aims to show some formal and historical aspects of the Complex Numbers, as well as analysis of some textbooks on the topic, and the other on a questionnaire answered by teachers working in primary education from the 6th year of teaching fundamental to the high school 3rd year, to understand how the subject is approached and its relevance seen from the perspective of the teacher. At the end of class proposals are given so that they can contribute to the teachers who read this work. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objeto de estudo e elaboração deste trabalho se desenvolveu a partir do entendimento que o assunto Números Complexos desapareceu ao longo dos últimos anos das ementas escolares. Buscou-se algumas explicações, como a visão dos docentes e suas respectivas formações e atuações em sala de aula. Além dos Parâmetros Curriculares e suas orientações. Frente a essa situação, essa monografia se propõe a mostrar alguns aspectos formais e históricos sobre os Números Complexos, além da análise de alguns livros didáticos referentes ao tema, e outra sobre um questionário respondido por professores que atuam na educação básica desde o 6ºano do ensino fundamental ao 3ºano do ensino médio, para entender como o assunto é abordado e sua relevância vista sob o olhar do docente. Ao final são dadas propostas de aula para que possam contribuir com os docentes que venham a ler este trabalho. pt_BR
dc.subject.pt Matematica pt_BR
dc.subject.pt Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.pt Numeros complexos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|