dc.contributor.advisor |
Busse, Ronaldo da Silva |
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dc.contributor.author |
Pereira, Felipe de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2018-03-05T23:37:37Z |
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dc.date.available |
2018-03-05T23:37:37Z |
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dc.date.issued |
2016-04 |
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dc.identifier.citation |
PEREIRA, Felipe de Oliveira. Números complexos na Educação Básica. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11227 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Números complexos na Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
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dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
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dc.contributor.referee |
Martins, Leonardo Tadeu Silvares |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Complex numbers |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The object of study and preparation of this work has developed from the understanding that the matter Complex Numbers disappeared over the last few years of school meals some have sought explanations, as the vision of teachers and their training and performances in the classroom. In addition to the Curriculum Standards and its guidelines. In this situation, this monograph aims to show some formal and historical aspects of the Complex Numbers, as well as analysis of some textbooks on the topic, and the other on a questionnaire answered by teachers working in primary education from the 6th year of teaching fundamental to the high school 3rd year, to understand how the subject is approached and its relevance seen from the perspective of the teacher. At the end of class proposals are given so that they can contribute to the teachers who read this work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objeto de estudo e elaboração deste trabalho se desenvolveu a partir do entendimento que o assunto Números Complexos desapareceu ao longo dos últimos anos das ementas escolares. Buscou-se algumas explicações, como a visão dos docentes e suas respectivas formações e atuações em sala de aula. Além dos Parâmetros Curriculares e suas orientações. Frente a essa situação, essa monografia se propõe a mostrar alguns aspectos formais e históricos sobre os Números Complexos, além da análise de alguns livros didáticos referentes ao tema, e outra sobre um questionário respondido por professores que atuam na educação básica desde o 6ºano do ensino fundamental ao 3ºano do ensino médio, para entender como o assunto é abordado e sua relevância vista sob o olhar do docente. Ao final são dadas propostas de aula para que possam contribuir com os docentes que venham a ler este trabalho. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Numeros complexos |
pt_BR |