| dc.contributor.advisor | Kosovski, Lidia | |
| dc.contributor.author | Souza, Paula Vilela e | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-06T16:09:50Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-06T16:09:50Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Paula Vilela e. Múltiplos olhares: possibilidades de análise da cenografia e especialidade cênica da Cia dos Atores. 2013. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64717>. Acesso em: 6 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11228 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2013/11 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Múltiplos olhares: possibilidades de análise da cenografia e especialidade cênica da Cia dos atores | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Contemporary scenography | pt_BR |
| dc.subject.en | Cia dos Atores | pt_BR |
| dc.subject.en | focalization | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This research investigates the procedures of contemporary scenography in order to understand their mechanisms and the possibility of an extended analysis, from devices that are established since the beginning of a process of creation until its unfolding on stage and in the relationship with the viewer. Based on two spectacles of Cia dos Atores, a theater group from Rio de Janeiro interested in enlarging the possibilities of construction and deconstruction of a spectacle as a metalinguistic work and an exercise of doing theater, this study attempted to draw possible paths to the comprehension of set design and scenic writing, - and their interaction with various other elements of the scene - in order to equip the eye not only as an analytical power but also as an element constitutive of the spectacle. Accordingly, in order to trace a dialectic relation between the seizure of the spectacle and its construction from the reception of the same, we developed questions that allow new expansions within the field of analysis and scenic construction . To look is also to learn and to build. Thus, from the work “A bao a Qu", directed by Enrique Diaz in 1990 and based on the short story by Jorge Luis Borges, in the book entitled " Book of Imaginary Beings", and "Ensaio.Hamlet", also directed by Diaz in 2004 , and based on the classic work of Shakespeare, we traced a path between scenic construction, its apprehension and the mechanisms that, coming from this apprehension, may introduce new understandings and discourses for learning and doing scenography. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A presente pesquisa procura investigar os procedimentos da cenografia contemporânea a fim de compreender seus mecanismos e a possibilidade de uma análise ampliada, a partir de artifícios que se instauram desde o processo de criação do espetáculo, até seus desdobramentos no palco e na relação com o espectador. Partindo do estudo de caso de dois espetáculos da Cia dos Atores, grupo teatral carioca interessado em ampliar as possibilidades de construção e desconstrução de um espetáculo como jogo metalinguístico e como possível exercício do fazer teatral, este estudo procurou traçar caminhos possíveis para a compreensão da cenografia e da escrita cênica, - além de sua interação com os outros diversos elementos da cena -, a fim de instrumentalizar o olhar como potência não apenas analítica, mas também constitutiva do espetáculo. Nesse sentido, a fim de traçar um jogo dialético entre a apreensão do espetáculo e possíveis construções a partir da recepção do mesmo, procuramos desenvolver questões que possibilitem novas expansões dentro do campo da análise e da criação cenográfica. Olhar é aprender e também construir. Dessa maneira, a partir dos espetáculos “A bao a Qu”, dirigido por Enrique Diaz em 1990, baseado no conto de Jorge Luís Borges, da obra intitulada “Livro dos Seres Imaginários", e de “Ensaio.Hamlet”, também dirigido por Diaz em 2004, e baseado na obra clássica de Shakespeare, procuramos traçar um percurso entre a construção cenográfica, sua apreensão e os mecanismos que, advindos dessa apreensão podem instaurar novas compreensões e discursos para o aprendizado e o fazer cênico e cenográfico. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cenografia Contemporânea | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cia dos Atores | pt_BR |
| dc.subject.pt | focalização do olhar | pt_BR |