dc.contributor.advisor |
Lima, Tatiana Motta |
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dc.contributor.author |
Ferreira, André Luiz Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2018-03-06T16:11:27Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-06T16:11:27Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, André Luiz Rodrigues. Palhaço e transgressão: percursos, atravessamentos e reflexos. 2013. 208f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64725>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11229 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2013/05 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Palhaço e transgressão: percursos, atravessamentos e reflexões |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lucia Martins |
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dc.contributor.referee |
Quilici, Cassiano Sydow |
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dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
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dc.degree.department |
CLA |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Clown |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transgression |
pt_BR |
dc.subject.en |
Actor’s training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creation techniques |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work develops reflexions on flows of affectation and contagion between the performance of the clown and his transgressive intensities. For its inadequacy, the clown is able to operate possible openings to the experience of difference, violating the order established by regulatory standards. However, embedded in processes of domestication and docilization on laughter, we see the clown’s powers deflate, what makes us face a fact: more and more clowns disturb less. Thus, this dissertation investigates the possible relationships between the clownish game and processes of transgression, thinking this term not as a watertight category, but as multifaceted lens, sort of umbrella term able to generate moving focuses on clown’s technique. In addition, the research examines how the weakening effects occur on the contemporary art of clowning. This work deals to the practices of three artists, Jango Edwards, Leo Bassi and Luiz Carlos Vasconcelos, clown called Xuxu, whose performances tense and problematize, each in its own way, the transgressive qualities. The dissertation completes a course of searches and crossing records starting from clown’s videographic presentations, as well as the study of writings and interviews of the mentioned artists, linking theory and practice as complementary and not mutually exclusive forms of research in art, where the scene can illuminating, or otherwise destabilize the theoretical constructions and vice versa. This work is part of a field of experience on clowning language and its power games, contributing to discussions and art actions that can produce connections and desiring impulses from clown technical. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho desenvolve reflexões sobre os fluxos de afetação e contágio entre a atuação do palhaço e as intensidades transgressivas que a permeiam. Por sua inadequação, o clown é capaz de operar aberturas possíveis à experiência da diferença, violando a ordem estabelecida pelos padrões normativos. Todavia, inserido em processos de domesticação e docilização do riso, assistimos ao esvaziamento das potências clownescas, o que nos faz deparar com uma constatação: cada vez mais os palhaços incomodam menos. Assim, a presente dissertação investiga relações possíveis entre o jogo clownesco e os processos de transgressão, pensando este termo não como uma categoria estanque, mas como lente multifacetada, espécie de conceito “guarda-chuva” capaz de gerar focos moventes sobre a técnica clownesca. Além disso, a pesquisa examina como ocorrem as problemáticas de enfraquecimento do vigor na palhaçaria contemporânea. Este trabalho dialoga com as práticas de três artistas, Jango Edwards, Leo Bassi e Luiz Carlos Vasconcelos, palhaço Xuxu, cujas atuações tensionam e problematizam, cada um a sua maneira, as qualidades transgressivas. A dissertação realiza um percurso de buscas e atravessamentos partindo da análise de registros videográficos de apresentações dos palhaços supracitados, bem como do estudo de entrevistas e escritos dos próprios artistas, articulando teoria e prática como formas complementares e não excludentes da pesquisa em arte, onde a cena pode iluminar ou, ao contrário, desestabilizar as construções teóricas e vice-versa. Este trabalho se insere num campo de experiência sobre a linguagem clownesca e os jogos de força que a constituem, contribuindo para as discussões e ações produtoras de conexões e impulsos desejantes a partir da técnica do palhaço. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Palhaço |
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dc.subject.pt |
Transgressão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação do Ator |
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dc.subject.pt |
Técnicas de Criação |
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