DSpace Repository

A oposição na música contemporânea : uma perspectiva composicional baseada nos antônimos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.author Vasconcelos, Marcus André Varela
dc.date.accessioned 2018-03-06T16:21:30Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-06T16:21:30Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Marcus André Varela. A oposição na música contemporânea: uma perspectiva composicional baseada nos antônimos. 210f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=65936>. Acesso em: 6 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11230
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2013/02 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A oposição na música contemporânea : uma perspectiva composicional baseada nos antônimos pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gubernikoff, Carole
dc.contributor.referee Lima, Marcelo Carneiro de
dc.contributor.referee Pitombeira, Liduino
dc.contributor.referee Silva, Alexandre Reche e
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Contemporary music pt_BR
dc.subject.en Duality pt_BR
dc.subject.en Opposition pt_BR
dc.subject.en Dialectic pt_BR
dc.subject.en Antonymy pt_BR
dc.description.abstracten The purpose of this work is to investigate the use of dualities as agents of meaning in contemporary musical composition. Despite a new tendency of thought, which sets difference autonomous from binary systems, dualities remain as important motivational assets in composer‟s creativity today. The trajectory of the many crises into which concert music has gone through since the twentieth century is contextualized, taking dialectics as perspective, on a scenery in which historical and aesthetic pressures are counterbalanced. The concepts of contrast, opposition and conflict are compared and analyzed through its musical implications. Opposition, for its identification with dialectics, is taken as the focus of the study, having linguistics, or more specifically antonymy, as a typological referential. Five distinct oppositive properties are, ultimately and objectively, listed as structural strategies in the composition of chamber music works, and as methodological referentials for investigating excerpts and works of contemporary musical literature, which rely on opposing ideas. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O propósito desta pesquisa é investigar a utilização de dualidades como agentes de sentido na composição musical contemporânea. A despeito de uma nova tendência de pensamento, que confere à diferença uma autonomia em relação aos sistemas binários, as dualidades continuam mostrando-se importantes na motivação criativa dos compositores de hoje. A trajetória das crises que a música de concerto atravessou a partir do século vinte, é contextualizada tendo a dialética como perspectiva, em um cenário no qual pressões históricas e estéticas são contrabalançadas. Os conceitos de contraste, oposição e conflito são comparados e analisados em função de suas implicações na música. A oposição, por sua identificação com a dialética, é tomada como foco do estudo, tendo a linguística, ou mais especificamente a antonímia, como referencial tipológico. Cinco propriedades opositivas distintas são, ultima e objetivamente, elencadas como estratégias estruturantes na composição de obras de música de câmara, e como referenciais metodológicos para a investigação de trechos e obras da literatura musical contemporânea, que se valem de ideias em oposição. pt_BR
dc.subject.pt Música contemporânea pt_BR
dc.subject.pt Dualidade pt_BR
dc.subject.pt Oposição pt_BR
dc.subject.pt Dialética pt_BR
dc.subject.pt Antonímia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|