dc.contributor.advisor |
Brandão, Tania |
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dc.contributor.author |
Wajnberg, Daniel Schenker |
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dc.date.accessioned |
2018-03-06T16:22:25Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-06T16:22:25Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
WAJNBERG, Daniel Schenker. Teatro dos 4: a cerimônia do adeus do teatro moderno. 2013. 426f. Tese (Doutorado em Teatro), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64728>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11231 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2013/05 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Teatro dos 4: A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research provides an overview of the Theatre of 4 within the panorama of the modern Brazilian theater from a connection with the so-called text theater, the implantation of a high-level production pattern and the omnipresence of the actor and director Sergio Britto at most theatrical ventures of the second half of the twentieth century. But it is possible to realize the infeasibility to perpetuate the model of a large modern company by the way the partners (besides Britto, Mimina Roveda and Paulo Mamede) managed to structure the Theatre of 4 - as a society, and not as a company, without a fixed cast (despite the frequency of an informal cast) and giving vent to a possible repertoire instead of a dreamed one, that stood out due to the diffusion of little known authors in Brazil and not so much for its excellence. If on one hand the Theatre of 4 showed limitations arising from the context in which it was inserted (in the aforementioned choice of texts and authors, repeated from a given time) and certain concessions (the presence of actors with national projection integrating the plays) on the other hand they established a firm position before their time (noticeable in the insistence on fidelity to schedule a refined production model and a numerous cast, instead of adapting to the conjunctures of the moment). The connection with reality can also be detected in the concern for associations between the original contexts of the chosen pieces and the Brazilian moment (markedly in theatrical productions of the first phase, between the late 70's and early 80’s). When the Brazilian political life becomes less inflamed, the link with the reality remains as the backbone of the Theater of 4 productions, less, however, in relation to the themes that were addressed and more for the detachment from realistic language. And reality once again influences the enterprise in a more forceful way in the second half of the 80’s, marked by the instability of the Collor government and the increase of violence in Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa propõe uma contextualização do Teatro dos 4 dentro do panorama do teatro brasileiro moderno a partir de uma conexão com o chamado teatro de texto, da implantação de um padrão de produção de alto nível e da onipresença do ator e diretor Sergio Britto em boa parte dos empreendimentos teatrais da segunda metade do século XX. Mas é possível perceber a inviabilidade em perpetuar o modelo de grande companhia moderna pelo modo como os sócios (além de Britto, Mimina Roveda e Paulo Mamede) conseguiram estruturar o Teatro dos 4 – como sociedade, e não como companhia, sem elenco fixo (apesar da constância de um elenco informal) e dando vazão mais a um repertório possível do que sonhado, que se destacou pela difusão de autores pouco conhecidos no Brasil e não tanto pela excelência. Se por um lado o Teatro dos 4 evidenciou limitações decorrentes do contexto no qual esteve inserido (na já citada escolha de textos e autores, repetidos a partir de dado momento) e determinadas concessões (a presença de atores com projeção nacional integrando os espetáculos), por outro lado firmou uma postura de resistência diante de seu tempo (perceptível na insistência em marcar fidelidade a um modelo de produção refinado e a um elenco numeroso, ao invés de se adaptar às conjunturas do momento). A ligação com a realidade também pode ser detectada na preocupação em buscar associações entre os contextos originais das peças escolhidas e o do Brasil do momento (marcadamente nas montagens da primeira fase, entre o final da década de 70 e o início da de 80). Quando a vida política brasileira se torna menos inflamada, o elo com o real se mantém como espinha dorsal das encenações do Teatro dos 4 – menos, porém, em relação aos temas abordados e mais no que se refere a um distanciamento da linguagem realista. E a realidade volta a influenciar o empreendimento de forma mais contundente na segunda metade dos anos 80, marcada pela instabilidade econômica do governo Collor e pela escalada da violência no Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |