dc.contributor.advisor |
Gardel, André |
|
dc.contributor.author |
Rebelo, Matheus Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T16:23:30Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-06T16:23:30Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
REBELO, Matheus Carvalho. O treinamento musical do ator: um estudo da utilização de elementos teatrais no desemvolvimento de habilidades musicais. 2013. 244p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64719>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11232 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2013/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O treinamento musical do ator: um estudo da utilização de elementos teatrais no desenvolvimento de habilidades musicais |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Grupo Galpão |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ói Nóis Aqui Traveiz |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this work is to investigate types of training that may aid actors to
perform musical pieces within plays. The work of two Brazilian theatrical groups, well known for
the quality of their musical performance was analyzed: Grupo Galpão, from Belo Horizonte –
MG; and Trupe de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, from Porto Alegre – RS. The basic elements
that constitute the musical training of the actors were investigated in order to analyze the two
groups’ musical practice. The history, functional organization and artistic ideology of the two
groups were also studied, with the aim of discovering how these aspects may have influenced
their musical activity. However, a difference arises between the initial perspective of this
project and the reality of the studied groups, as neither group frequently carried out musical
focused training. Their musical practice is integrated with general rehearsals of their plays. As a
result, this work presents the strategies adopted by the two groups to develop their musical
skills through theatrical elements. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo a investigação de treinamentos que auxiliem
atores na execução de números musicais nos espetáculos em que participam. Foi analisado o
trabalho de dois grupos teatrais brasileiros que se destacam pela qualidade da performance
musical em suas peças: O Grupo Galpão, de Belo Horizonte – MG; e a Trupe de Atuadores Ói
Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre – RS. Investigou-se os elementos que devem fundamentar
um treinamento musical voltado para atores para, a partir desses elementos, analisar a prática
musical dos grupos selecionados como objeto de estudo. Também foi estudado o histórico dos
grupos, sua organização funcional e ideologia artística, a fim de desvendar como esses aspectos
influenciam na sua atividade musical. Evidencia-se, contudo, uma diferença entre a perspectiva
inicial desta pesquisa e a prática dos grupos estudados, que realizam com pouca frequência
treinamentos específicos, tendo sua prática musical mais ligada aos ensaios e processos de
montagem. Como resultado, a pesquisa apresenta estratégias adotadas pelos grupos para
desenvolverem suas habilidades musicais a partir de elementos teatrais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grupo Galpão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ói Nóis Aqui Traveiz |
pt_BR |