dc.contributor.advisor |
Kosovski, Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Vaccari, Eduardo Ferreira Chaves. |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T17:41:25Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-06T17:41:25Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-04 |
|
dc.identifier.citation |
VACCARI, Eduardo Ferreira Chaves. Encenar ensinando - Ensinar encenando: a relação entre encenação e pedagogia a partir da análise de processos de criação do Thèâtre du Soleil. 332 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66871>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11233 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada dt 2014/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Encenar ensinando - ensinar encenando: a relação entre encenação e pedagogia a partir da análise de processos de criação do Théâtre du Soleil” |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
keiserman, Waldemar |
|
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
|
dc.contributor.referee |
Palomero, Angel Custódio Jesus |
|
dc.contributor.referee |
Alcure, Adriana Scheneider Alcure |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Théâtre du Soleil |
pt_BR |
dc.subject.en |
staging |
pt_BR |
dc.subject.en |
pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
process of creating |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Théâtre du Soleil |
pt_BR |
dc.subject.fr |
mise en scène |
pt_BR |
dc.subject.fr |
pédagogie |
pt_BR |
dc.subject.fr |
processus de création |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis aims to investigate the artistic and pedagogical procedures developed by Théâtre du Soleil during the process of creating their shows from the relationship between staging and pedagogy to reflect on: the dual role of the company (space for creation and school); the place of the director as a conductor of a learning process, and shared writing. The perception of three fundamental axes that support the work of the company - creating, formatting and transmission - serves as the basis for the development of this reflection, but there is no possibility to think of them separately within the group. After all, it is from the intertwined relationship between them that the Soleil builds and develops his artistic career. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Cette thèse a pour objectif de faire des investigations à propos des procédures artistique-pédagogiques développées dans le Théâtre du Soleil pendant les processus de création des ses spectacles à partir du rapport entre mise en scène et pédagogie pour réflechir sur: le double rôle de la compagnie (espace de création et l’école); la place du metteur en scène comme conducteur d’un processus d’apprentissage; et l’écriture partagée. La perception de l’existence de trois axes fondamentaux qui soutiennent le travail de la compagnie - création, formation et transmission - serve comme base pour le développement de cette réflexion, mais il n’y a aucune possibilité de les penser de façon isolée dans le contexte du groupe. Enfin, c’est à partir du rapport imbriquée établie entre eux qui le Soleil se construit et développe son parcours artistique. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese tem por objetivo investigar os procedimentos artístico-pedagógicos desenvolvidos pelo Théâtre du Soleil durante os processos de criação de seus espetáculos a partir da relação entre encenação e pedagogia, para refletir sobre: o duplo papel da companhia (espaço de criação e escola); o lugar do encenador como condutor de um processo de aprendizagem; e a escritura partilhada. A percepção da existência de três eixos fundamentais que sustentam o trabalho da companhia - criação, formação e transmissão - serve como base para o desenvolvimento desta reflexão, mas não há possibilidade de pensá-los isoladamente no contexto do grupo. Afinal, é a partir da relação imbricada estabelecida entre eles que o Soleil se constrói e desenvolve seu percurso artístico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Théâtre du Soleil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
encenação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pedagogia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
processo de criação |
pt_BR |