DSpace Repository

“Encenar ensinando - ensinar encenando: a relação entre encenação e pedagogia a partir da análise de processos de criação do Théâtre du Soleil”

Show simple item record

dc.contributor.advisor Kosovski, Ricardo
dc.contributor.author Vaccari, Eduardo Ferreira Chaves.
dc.date.accessioned 2018-03-06T17:41:25Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-06T17:41:25Z
dc.date.issued 2014-04-04
dc.identifier.citation VACCARI, Eduardo Ferreira Chaves. Encenar ensinando - Ensinar encenando: a relação entre encenação e pedagogia a partir da análise de processos de criação do Thèâtre du Soleil. 332 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66871>. Acesso em: 6 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11233
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada dt 2014/03 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Encenar ensinando - ensinar encenando: a relação entre encenação e pedagogia a partir da análise de processos de criação do Théâtre du Soleil” pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee keiserman, Waldemar
dc.contributor.referee Trotta, Rosyane
dc.contributor.referee Palomero, Angel Custódio Jesus
dc.contributor.referee Alcure, Adriana Scheneider Alcure
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Théâtre du Soleil pt_BR
dc.subject.en staging pt_BR
dc.subject.en pedagogy pt_BR
dc.subject.en process of creating pt_BR
dc.subject.fr Théâtre du Soleil pt_BR
dc.subject.fr mise en scène pt_BR
dc.subject.fr pédagogie pt_BR
dc.subject.fr processus de création pt_BR
dc.description.abstracten This thesis aims to investigate the artistic and pedagogical procedures developed by Théâtre du Soleil during the process of creating their shows from the relationship between staging and pedagogy to reflect on: the dual role of the company (space for creation and school); the place of the director as a conductor of a learning process, and shared writing. The perception of three fundamental axes that support the work of the company - creating, formatting and transmission - serves as the basis for the development of this reflection, but there is no possibility to think of them separately within the group. After all, it is from the intertwined relationship between them that the Soleil builds and develops his artistic career. pt_BR
dc.description.abstractfr Cette thèse a pour objectif de faire des investigations à propos des procédures artistique-pédagogiques développées dans le Théâtre du Soleil pendant les processus de création des ses spectacles à partir du rapport entre mise en scène et pédagogie pour réflechir sur: le double rôle de la compagnie (espace de création et l’école); la place du metteur en scène comme conducteur d’un processus d’apprentissage; et l’écriture partagée. La perception de l’existence de trois axes fondamentaux qui soutiennent le travail de la compagnie - création, formation et transmission - serve comme base pour le développement de cette réflexion, mais il n’y a aucune possibilité de les penser de façon isolée dans le contexte du groupe. Enfin, c’est à partir du rapport imbriquée établie entre eux qui le Soleil se construit et développe son parcours artistique. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese tem por objetivo investigar os procedimentos artístico-pedagógicos desenvolvidos pelo Théâtre du Soleil durante os processos de criação de seus espetáculos a partir da relação entre encenação e pedagogia, para refletir sobre: o duplo papel da companhia (espaço de criação e escola); o lugar do encenador como condutor de um processo de aprendizagem; e a escritura partilhada. A percepção da existência de três eixos fundamentais que sustentam o trabalho da companhia - criação, formação e transmissão - serve como base para o desenvolvimento desta reflexão, mas não há possibilidade de pensá-los isoladamente no contexto do grupo. Afinal, é a partir da relação imbricada estabelecida entre eles que o Soleil se constrói e desenvolve seu percurso artístico. pt_BR
dc.subject.pt Théâtre du Soleil pt_BR
dc.subject.pt encenação pt_BR
dc.subject.pt pedagogia pt_BR
dc.subject.pt processo de criação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|