DSpace Repository

A utilização da matemática na educação financeira no segundo segmento do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cal Neto, José Teixeira
dc.contributor.author Rosa, Ana Lucia
dc.date.accessioned 2018-03-06T18:47:21Z
dc.date.available 2018-03-06T18:47:21Z
dc.date.issued 2016-08-03
dc.identifier.citation ROSA, Ana Lucia. A utilização da matemática na educação financeira no segundo segmento do ensino fundamental. 2016. 48f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11235
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A utilização da matemática na educação financeira no segundo segmento do ensino fundamental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cal Neto, José Teixeira
dc.contributor.referee Fantin, Silas
dc.contributor.referee Ki, Yuri
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Financial Education pt_BR
dc.subject.en Financial Mathematics pt_BR
dc.description.abstracten This study presents and analyzes the need for Financial Education in Brazilian public schools. It relates the formation of citizens prepared for the intelligent use of their financial resources to the economic and social development of their country. It demonstrates the possibility of the effective use of mathematics, particularly the Financial Mathematics, as the Financial Education tool for children and youth in Middle School. Finally, this work proposes, as a strategy to implement Financial Education in Public Schools, activities dealing with everyday financial problem situations. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este estudo apresenta e analisa a necessidade de Educação Financeira na escola pública brasileira. Relaciona a formação de cidadãos preparados para o uso inteligente de seus recursos financeiros ao desenvolvimento econômico e social do País. Demonstra a possibilidade de utilização eficaz da Matemática, em especial a Matemática Financeira, como ferramenta da Educação Financeira de crianças e jovens do segundo segmento do Ensino Fundamental. Por fim, o trabalho sugere, como estratégica de implementação da Educação Financeira, propostas de atividades de resolução de situações-problemas financeiras do cotidiano. pt_BR
dc.subject.pt Educação financeira pt_BR
dc.subject.pt Matemática financeira pt_BR
dc.subject.pt Matematica pt_BR
dc.subject.pt Matemática (ensino fundamental) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|