dc.contributor.advisor |
Cal Neto, José Teixeira |
|
dc.contributor.author |
Rosa, Ana Lucia |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T18:47:21Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T18:47:21Z |
|
dc.date.issued |
2016-08-03 |
|
dc.identifier.citation |
ROSA, Ana Lucia. A utilização da matemática na educação financeira no segundo segmento do ensino fundamental. 2016. 48f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11235 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A utilização da matemática na educação financeira no segundo segmento do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cal Neto, José Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
Fantin, Silas |
|
dc.contributor.referee |
Ki, Yuri |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial Mathematics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study presents and analyzes the need for Financial Education in Brazilian public schools. It relates the formation of citizens prepared for the intelligent use of their financial resources to the economic and social development of their country. It demonstrates the possibility of the effective use of mathematics, particularly the Financial Mathematics, as the Financial Education tool for children and youth in Middle School. Finally, this work proposes, as a strategy to implement Financial Education in Public Schools, activities dealing with everyday financial problem situations. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo apresenta e analisa a necessidade de Educação Financeira na escola pública brasileira. Relaciona a formação de cidadãos preparados para o uso inteligente de seus recursos financeiros ao desenvolvimento econômico e social do País. Demonstra a possibilidade de utilização eficaz da Matemática, em especial a Matemática Financeira, como ferramenta da Educação Financeira de crianças e jovens do segundo segmento do Ensino Fundamental. Por fim, o trabalho sugere, como estratégica de implementação da Educação Financeira, propostas de atividades de resolução de situações-problemas financeiras do cotidiano. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática financeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática (ensino fundamental) |
pt_BR |