DSpace Repository

Interpretação e fraseado no “Mosaico n°1” de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana

Show simple item record

dc.contributor.advisor Vetromilla, Clayton Daunis
dc.contributor.author Novais, Daniel Aguiar
dc.date.accessioned 2018-03-06T18:55:51Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-06T18:55:51Z
dc.date.issued 2014-09
dc.identifier.citation NOVAIS, Daniel Aguiar. Interpretação e fraseado no "Mosaico nº 1" de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana. 97 pág. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66858>. Acesso em: 6 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11237
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2014/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Interpretação e fraseado no “Mosaico n°1” de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana pt_BR
dc.title.alternative Interpretation and phrasing on José Vieira Brandão’s “Mosaico #1”: a riemannian approach. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pinto, Marco Túlio de Paula
dc.contributor.referee Nogueira, Marcos
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Interpretation pt_BR
dc.subject.en Phraseology pt_BR
dc.subject.en Phrasing pt_BR
dc.description.abstracten This paper aims to discuss the phrasing as a major tool for the performer, although its use still seems slightly randomic, due to lack of systematic approaches on the subject to the performer. To do so, it will be presented the approach process to the “Mosaic # 1” for guitar, written by the Brazilian composer José Vieira Brandão, as well as the theoretical background which has been used in the design of an interpretation to this piece. Through literature review, some key assumptions about the status of the interpretation and the role played by the interpreter of our days are set out. An overview of the contributions of Hugo Riemann (1849-1919) for musicology was drawn, showing the extent to which his theories have spread within the academic universe, as well as outside it. These findings emphasize the absence of translations of his works into Portuguese, which partly explains the lack of studies on this German theorist in Brazil. Among others, the vast work of the German musicologist was notable especially for his contributions to the Theory of Harmonic Functions and to the musical phrasing, which is the chief subject of this research. Major phraseological conceptions of many previous treatise authors prior to Riemann in the eighteenth and nineteenth centuries are presented, in order to trace the network of influences on which he relied to develop his own vision of metric and phraseology. The theorist came to coin a new term, “agogics”, to refer to fluctuations in the musical beat used in the rhythmic conduction of the phrase. An overview of the main Riemannian ideas about musical phrasing is done, and for this purpose not only the works by Riemann himself on the subject were used, but also critical texts on Riemannian phrasing . Finally, this research took the interpretative ideas of Hugo Riemann as a basis to constitute an interpretative proposal for “Mosaic #1”. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho se propõe a discutir o fraseado como uma das principais ferramentas para o intérprete, embora seu uso ainda se dê de modo algo aleatório, devido à falta de estratégias sistemáticas sobre o assunto para o performer. Para tanto, será apresentado o processo de abordagem do “Mosaico nº 1” para violão, do compositor brasileiro José Vieira Brandão, bem como o embasamento teórico utilizado na concepção de uma interpretação para a peça. Por meio de revisão bibliográfica, são estipuladas algumas premissas essenciais sobre o status da interpretação e o papel desempenhado pelo intérprete atual. Foi traçado um panorama das contribuições de Hugo Riemann (1849-1919) para a musicologia, mostrando o alcance que suas teorias tiveram no meio acadêmico e também fora dele. É notória a ausência de traduções de suas obras para o português, o que explica em parte a escassez de estudos sobre esse teórico alemão no Brasil. Entre outras, o vasto trabalho do musicólogo alemão notabilizou-se especialmente pelas suas contribuições para a Teoria das Funções Harmônicas e para o fraseado musical, que constitui o objeto mor desta pesquisa. São apresentadas as principais concepções fraseológicas de diversos autores de tratados anteriores a Riemann, nos séculos XVIII e XIX, de modo a rastrear a rede de influências em que ele se baseou para elaborar sua própria visão acerca da métrica e da fraseologia. O teórico chegou a cunhar um novo termo, “agógica”, para se referir às flutuações do pulso musical utilizadas na condução rítmica da frase. É feito um apanhado das principais ideias riemannianas sobre o fraseado musical, e para isso recorre-se não somente às obras do próprio Riemann sobre o tema, como também a textos críticos sobre o fraseado riemanniano. Por fim, esta pesquisa toma por base as ideias interpretativas de Hugo Riemann para constituir uma proposta interpretativa para o “Mosaico nº 1”. pt_BR
dc.subject.pt Interpretação pt_BR
dc.subject.pt Fraseologia pt_BR
dc.subject.pt Fraseado pt_BR
dc.subject.pt Hugo Riemann pt_BR
dc.subject.pt José Vieira Brandão pt_BR
dc.subject.pt Violão pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|