dc.contributor.advisor |
Vetromilla, Clayton Daunis |
|
dc.contributor.author |
Novais, Daniel Aguiar |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T18:55:51Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-06T18:55:51Z |
|
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.identifier.citation |
NOVAIS, Daniel Aguiar. Interpretação e fraseado no "Mosaico nº 1" de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana. 97 pág. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=66858>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11237 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2014/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Interpretação e fraseado no “Mosaico n°1” de José Vieira Brandão: uma abordagem riemanniana |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interpretation and phrasing on José Vieira Brandão’s “Mosaico #1”: a riemannian approach. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
|
dc.contributor.referee |
Nogueira, Marcos |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interpretation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Phraseology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Phrasing |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper aims to discuss the phrasing as a major tool for the performer, although its use still seems slightly randomic, due to lack of systematic approaches on the subject to the performer. To do so, it will be presented the approach process to the “Mosaic # 1” for guitar, written by the Brazilian composer José Vieira Brandão, as well as the theoretical background which has been used in the design of an interpretation to this piece. Through literature review, some key assumptions about the status of the interpretation and the role played by the interpreter of our days are set out. An overview of the contributions of Hugo Riemann (1849-1919) for musicology was drawn, showing the extent to which his theories have spread within the academic universe, as well as outside it. These findings emphasize the absence of translations of his works into Portuguese, which partly explains the lack of studies on this German theorist in Brazil. Among others, the vast work of the German musicologist was notable especially for his contributions to the Theory of Harmonic Functions and to the musical phrasing, which is the chief subject of this research. Major phraseological conceptions of many previous treatise authors prior to Riemann in the eighteenth and nineteenth centuries are presented, in order to trace the network of influences on which he relied to develop his own vision of metric and phraseology. The theorist came to coin a new term, “agogics”, to refer to fluctuations in the musical beat used in the rhythmic conduction of the phrase. An overview of the main Riemannian ideas about musical phrasing is done, and for this purpose not only the works by Riemann himself on the subject were used, but also critical texts on Riemannian phrasing . Finally, this research took the interpretative ideas of Hugo Riemann as a basis to constitute an interpretative proposal for “Mosaic #1”. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho se propõe a discutir o fraseado como uma das principais ferramentas para o intérprete, embora seu uso ainda se dê de modo algo aleatório, devido à falta de estratégias sistemáticas sobre o assunto para o performer. Para tanto, será apresentado o processo de abordagem do “Mosaico nº 1” para violão, do compositor brasileiro José Vieira Brandão, bem como o embasamento teórico utilizado na concepção de uma interpretação para a peça. Por meio de revisão bibliográfica, são estipuladas algumas premissas essenciais sobre o status da interpretação e o papel desempenhado pelo intérprete atual. Foi traçado um panorama das contribuições de Hugo Riemann (1849-1919) para a musicologia, mostrando o alcance que suas teorias tiveram no meio acadêmico e também fora dele. É notória a ausência de traduções de suas obras para o português, o que explica em parte a escassez de estudos sobre esse teórico alemão no Brasil. Entre outras, o vasto trabalho do musicólogo alemão notabilizou-se especialmente pelas suas contribuições para a Teoria das Funções Harmônicas e para o fraseado musical, que constitui o objeto mor desta pesquisa. São apresentadas as principais concepções fraseológicas de diversos autores de tratados anteriores a Riemann, nos séculos XVIII e XIX, de modo a rastrear a rede de influências em que ele se baseou para elaborar sua própria visão acerca da métrica e da fraseologia. O teórico chegou a cunhar um novo termo, “agógica”, para se referir às flutuações do pulso musical utilizadas na condução rítmica da frase. É feito um apanhado das principais ideias riemannianas sobre o fraseado musical, e para isso recorre-se não somente às obras do próprio Riemann sobre o tema, como também a textos críticos sobre o fraseado riemanniano. Por fim, esta pesquisa toma por base as ideias interpretativas de Hugo Riemann para constituir uma proposta interpretativa para o “Mosaico nº 1”. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interpretação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fraseologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fraseado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Hugo Riemann |
pt_BR |
dc.subject.pt |
José Vieira Brandão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão |
pt_BR |