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Luta, lamento e esperança Formas de engajamento político no teatro histórico brasileiro

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dc.contributor.advisor Bulhões-Carvalho., Ana Maria
dc.contributor.author Azevedo, Louise de Lemos
dc.date.accessioned 2018-03-06T18:56:20Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-06T18:56:20Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation AZEVEDO, Louise de Lemos. Luta, lamento e esperança: Formas de engajamento político no teatro histórico brasileiro. 258 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73403>. Acesso em: 6 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11238
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2014/05 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Luta, lamento e esperança Formas de engajamento político no teatro histórico brasileiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Reis, Ângela de Castro
dc.contributor.referee Paranhos, Kátia Rodrigues
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Brazilian dramaturgy pt_BR
dc.subject.en history dramaturgy pt_BR
dc.subject.en political theatre pt_BR
dc.description.abstracten This work creates a dialogue between four dramaturgic plays. All of them developed in close relationship with historical theme and expressing a political opinion about prominent social problems at the moment they were written. It is two plays on Minas conspiracy: Gonzaga, ou a Revolução de Minas, written by Castro Alves in 1867, and Arena conta Tiradentes, written by Augusto Boal e Gianfranceso Guarnieri in 1967; and two plays on the Dutch invasion to Recife on colonial time: Calabar, written by Agrário de Menezes in 1858 e Calabar, o elogio da traição, written by Chico Buarque e Ruy Guerra in 1973. This dialogue means to regard the relations between history and fiction and theatre and politics, noticing the similarities and differences between their memorial productions and their opinions about Brazil as a nation project, considering their generational differences. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo entre quatro obras dramatúrgicas, que se aproximam pela temática histórica, bem como pelo fato de apresentarem um posicionamento politicamente engajado em relação a problemas sociais em relevo no momento de sua elaboração. Tratam-se de duas ficcionalizações da Inconfidência mineira: Gonzaga, ou a Revolução de Minas, escrita por Castro Alves em 1867, e Arena conta Tiradentes, escrita por Augusto Boal e Gianfranceso Guarnieri em 1967; e duas ficcionalizações a respeito das Invasões holandesas a Pernambuco no período colonial: Calabar, escrita por Agrário de Menezes em 1858 e Calabar, o elogio da traição, escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1973. O diálogo entre as quatro obras pretende levar em consideração as relações entre história e ficção e teatro e política, percebendo as aproximações e distanciamentos das obras, entre si, e de acordo com o momento geracional a que pertencem, no que diz respeito à produção de memória que propõem em seu processo de ficcionalização e à visão que apresentam sobre o Brasil como um projeto nacional. pt_BR
dc.subject.pt Dramaturgia brasileira pt_BR
dc.subject.pt teatro histórico pt_BR
dc.subject.pt teatro politicamente engajado pt_BR


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