dc.contributor.advisor |
Bulhões-Carvalho., Ana Maria |
|
dc.contributor.author |
Azevedo, Louise de Lemos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T18:56:20Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-06T18:56:20Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Louise de Lemos. Luta, lamento e esperança: Formas de engajamento político no teatro histórico brasileiro. 258 fl. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73403>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11238 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2014/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Luta, lamento e esperança Formas de engajamento político no teatro histórico brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Reis, Ângela de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Paranhos, Kátia Rodrigues |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject.en |
history dramaturgy |
pt_BR |
dc.subject.en |
political theatre |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work creates a dialogue between four dramaturgic plays. All of them developed in close relationship with historical theme and expressing a political opinion about prominent social problems at the moment they were written. It is two plays on Minas conspiracy: Gonzaga, ou a Revolução de Minas, written by Castro Alves in 1867, and Arena conta Tiradentes, written by Augusto Boal e Gianfranceso Guarnieri in 1967; and two plays on the Dutch invasion to Recife on colonial time: Calabar, written by Agrário de Menezes in 1858 e Calabar, o elogio da traição, written by Chico Buarque e Ruy Guerra in 1973. This dialogue means to regard the relations between history and fiction and theatre and politics, noticing the similarities and differences between their memorial productions and their opinions about Brazil as a nation project, considering their generational differences. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo entre quatro obras dramatúrgicas, que se aproximam pela temática histórica, bem como pelo fato de apresentarem um posicionamento politicamente engajado em relação a problemas sociais em relevo no momento de sua elaboração. Tratam-se de duas ficcionalizações da Inconfidência mineira: Gonzaga, ou a Revolução de Minas, escrita por Castro Alves em 1867, e Arena conta Tiradentes, escrita por Augusto Boal e Gianfranceso Guarnieri em 1967; e duas ficcionalizações a respeito das Invasões holandesas a Pernambuco no período colonial: Calabar, escrita por Agrário de Menezes em 1858 e Calabar, o elogio da traição, escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1973. O diálogo entre as quatro obras pretende levar em consideração as relações entre história e ficção e teatro e política, percebendo as aproximações e distanciamentos das obras, entre si, e de acordo com o momento geracional a que pertencem, no que diz respeito à produção de memória que propõem em seu processo de ficcionalização e à visão que apresentam sobre o Brasil como um projeto nacional. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dramaturgia brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro histórico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro politicamente engajado |
pt_BR |