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Mobilidade de temperamento em flautas de sistema simples a partir da Biblioteca da Imperatriz Leopoldina

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dc.contributor.advisor Rónai, Laura T.
dc.contributor.author Frydman, Claudio
dc.date.accessioned 2018-03-06T21:24:15Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-06T21:24:15Z
dc.date.issued 2014-09
dc.identifier.citation FRYDMAN, Claudio. Mobilidade de temperamento em flauta de sistema simples: a partir da biblioteca da Imperatriz Leopoldina. 198 fl. Tese (Doutorado em música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73349>. Acesso em: 6 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11240
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2014/07 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Mobilidade de temperamento em flautas de sistema simples a partir da Biblioteca da Imperatriz Leopoldina pt_BR
dc.title.alternative Mobility of temperament in Simple system flutes after the music scores from the library of the Empress Leopoldina pt_BR
dc.title.alternative Mobilité de tempérament aux flûtes de système simple d´après les partitions de la bibliothèque de l´Impératrice Leopoldina. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Augusto, Paulo Roberto Peloso
dc.contributor.referee Bosísio, Paulo Gustavo
dc.contributor.referee fagerlande, Aloysio
dc.contributor.referee Pinto, Marco Túlio de Paula
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Transverse Flute pt_BR
dc.subject.en Simple System pt_BR
dc.subject.en Musical Temperament pt_BR
dc.subject.en Empress Leopoldina pt_BR
dc.subject.en Teresa Cristina Maria Collection pt_BR
dc.subject.en August Eberhard Müller pt_BR
dc.description.abstracten This thesis discusses, in light of historical practices, fingerings on simple system flutes, a mechanism that preceded the current modern Boehm system (1832-47). As an object, we use music for flute and piano published in the years 1810, from the library that belonged to the Austrian D. Maria Leopoldina of Habsburg, Empress consort of D. Pedro I. We investigated the initial path of the flute (and flutists) in the Brazilian context, focusing in Rio de Janeiro, as a preamble to main subject of the thesis. In one of the works in the collection, the Sonata Op.38, by August Eberhard Müller [ca. 1810], there is a prescription that requires interpretive differences between enharmonic notes fingering – habitual observance in the practice of instruments with mobility of temperament such as the flute –, which contrasts with previous practice. This evidence, which subverted the size of intervals between the notes, would take shape in the early nineteenth-century decades when some methods for the instrument began to suggest the effect of "expressive" narrowing between adjacent intervals – described by Müller (1798), Berbiguier (1818), Drouët (1827), Lindsay [ca. 1828-1830], among others. Our goal is to create a prolific panel of digital technique and tuning in simple system flutes, before the full establishment of equal temperament. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese aborda, à luz das práticas históricas, a digitação em flautas de sistema simples, mecanismo que antecedeu o vigente sistema moderno de Boehm (1832-47). Como objeto, recorremos a partituras para flauta e piano editadas nos anos 1810, provenientes da biblioteca que pertenceu à austríaca D. Maria Leopoldina de Habsburgo, Imperatriz-consorte de D. Pedro I. Investigamos o percurso inicial da flauta (e dos flautistas) no contexto brasileiro, com foco no Rio de Janeiro, preâmbulo para o eixo fulcral da tese. Em uma das obras da coleção, a Sonata Op. 38, de August Eberhard Müller [ca. 1810], há uma prescrição interpretativa que exige diferenças de dedilhado entre notas enarmônicas – observância habitual na prática de instrumentos com mobilidade de temperamento, como a flauta –, que contrasta com a prática anterior. Este indício, que subverteu o tamanho dos intervalos entre as notas, tomaria forma nos primeiros decênios novecentistas quando alguns métodos para o instrumento passam a sugerir o efeito expressivo de estreitamento entre intervalos contíguos – descrito por Müller (1798), Berbiguier (1818), Drouët (1827), Lindsay [ca. 1828-1830], entre outros. Nosso objetivo é criar um prolífico painel da técnica digital e afinação no sistema simples, antes do pleno estabelecimento do temperamento igual. pt_BR
dc.subject.pt Flauta Transversal pt_BR
dc.subject.pt Sistema Simples pt_BR
dc.subject.pt Temperamento Musical pt_BR
dc.subject.pt Imperatriz Leopoldina pt_BR
dc.subject.pt Coleção Teresa Cristina Maria pt_BR
dc.subject.pt August Eberhard Müller pt_BR


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