dc.contributor.advisor |
Rónai, Laura T. |
|
dc.contributor.author |
Frydman, Claudio |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T21:24:15Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-06T21:24:15Z |
|
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.identifier.citation |
FRYDMAN, Claudio. Mobilidade de temperamento em flauta de sistema simples: a partir da biblioteca da Imperatriz Leopoldina. 198 fl. Tese (Doutorado em música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=73349>. Acesso em: 6 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11240 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2014/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mobilidade de temperamento em flautas de sistema simples a partir da Biblioteca da Imperatriz Leopoldina |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mobility of temperament in Simple system flutes after the music scores from the library of the Empress Leopoldina |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mobilité de tempérament aux flûtes de système simple d´après les partitions de la bibliothèque de l´Impératrice Leopoldina. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Augusto, Paulo Roberto Peloso |
|
dc.contributor.referee |
Bosísio, Paulo Gustavo |
|
dc.contributor.referee |
fagerlande, Aloysio |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transverse Flute |
pt_BR |
dc.subject.en |
Simple System |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Temperament |
pt_BR |
dc.subject.en |
Empress Leopoldina |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teresa Cristina Maria Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
August Eberhard Müller |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis discusses, in light of historical practices, fingerings on simple system flutes, a mechanism that preceded the current modern Boehm system (1832-47). As an object, we use music for flute and piano published in the years 1810, from the library that belonged to the Austrian D. Maria Leopoldina of Habsburg, Empress consort of D. Pedro I. We investigated the initial path of the flute (and flutists) in the Brazilian context, focusing in Rio de Janeiro, as a preamble to main subject of the thesis. In one of the works in the collection, the Sonata Op.38, by August Eberhard Müller [ca. 1810], there is a prescription that requires interpretive differences between enharmonic notes fingering – habitual observance in the practice of instruments with mobility of temperament such as the flute –, which contrasts with previous practice. This evidence, which subverted the size of intervals between the notes, would take shape in the early nineteenth-century decades when some methods for the instrument began to suggest the effect of "expressive" narrowing between adjacent intervals – described by Müller (1798), Berbiguier (1818), Drouët (1827), Lindsay [ca. 1828-1830], among others. Our goal is to create a prolific panel of digital technique and tuning in simple system flutes, before the full establishment of equal temperament. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese aborda, à luz das práticas históricas, a digitação em flautas de sistema simples, mecanismo que antecedeu o vigente sistema moderno de Boehm (1832-47). Como objeto, recorremos a partituras para flauta e piano editadas nos anos 1810, provenientes da biblioteca que pertenceu à austríaca D. Maria Leopoldina de Habsburgo, Imperatriz-consorte de D. Pedro I. Investigamos o percurso inicial da flauta (e dos flautistas) no contexto brasileiro, com foco no Rio de Janeiro, preâmbulo para o eixo fulcral da tese. Em uma das obras da coleção, a Sonata Op. 38, de August Eberhard Müller [ca. 1810], há uma prescrição interpretativa que exige diferenças de dedilhado entre notas enarmônicas – observância habitual na prática de instrumentos com mobilidade de temperamento, como a flauta –, que contrasta com a prática anterior. Este indício, que subverteu o tamanho dos intervalos entre as notas, tomaria forma nos primeiros decênios novecentistas quando alguns métodos para o instrumento passam a sugerir o efeito expressivo de estreitamento entre intervalos contíguos – descrito por Müller (1798), Berbiguier (1818), Drouët (1827), Lindsay [ca. 1828-1830], entre outros. Nosso objetivo é criar um prolífico painel da técnica digital e afinação no sistema simples, antes do pleno estabelecimento do temperamento igual. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Flauta Transversal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistema Simples |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Temperamento Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imperatriz Leopoldina |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção Teresa Cristina Maria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
August Eberhard Müller |
pt_BR |