dc.contributor.advisor |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.author |
Borgonovi, Mário Negrão |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T21:24:37Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T21:24:37Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
BORGONOVI, Mário Negrão. O prato ride no samba carioca. 2014. 155 p. Dissertação (Mestrado em Música), (Rio de Janeiro). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11241 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O prato ride no samba carioca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
musica |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation intends to show the impacts caused by the insertion of the Ride cymbal in the brazilian drum kit and it´s use in drummer´s samba performances in the decade of 1950 and 1960, with theoretichal support on basic ideas from the theorie´s of Kofi Adawu among others. Analysis of samba and jazz themes have been made with and without the presence of the Ride cymbal, as well as recordings classified as the fusion of different musicalities, these last for being inserted with an intermediary aspect between the two genres cited recordings. Analyses justify understanding the productions of compositions, arrangements, recordings and performances of drummers participants and protagonists of the records held in decades. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação propõe mostrar os impactos causados pela inserção do Prato Ride no kit da bateria brasileira, sua utilização nas performances de bateristas das décadas de 1950 e de 1960, tendo como suporte teórico idéias básicas advindas das teorias de Kofi Adawu, entre outros. Foram feitas análises de gravações de sambas e temas de jazz com e sem a presença do prato ride, bem como em gravações classificadas como fusão de musicalidades, por estarem com um caráter intermediário entre os dois gêneros das gravações citadas. As análises realizadas justificam a compreensão das produções de composições, arranjos, gravações e performances de bateristas participantes e protagonistas dos registros realizados nas décadas citadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bateria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música – Análise, apreciação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jazz. |
pt_BR |