DSpace Repository

O prato ride no samba carioca

Show simple item record

dc.contributor.advisor Merhy, Silvio Augusto
dc.contributor.author Borgonovi, Mário Negrão
dc.date.accessioned 2018-03-06T21:24:37Z
dc.date.available 2018-03-06T21:24:37Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation BORGONOVI, Mário Negrão. O prato ride no samba carioca. 2014. 155 p. Dissertação (Mestrado em Música), (Rio de Janeiro). pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11241
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O prato ride no samba carioca pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.cnpq musica pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation intends to show the impacts caused by the insertion of the Ride cymbal in the brazilian drum kit and it´s use in drummer´s samba performances in the decade of 1950 and 1960, with theoretichal support on basic ideas from the theorie´s of Kofi Adawu among others. Analysis of samba and jazz themes have been made with and without the presence of the Ride cymbal, as well as recordings classified as the fusion of different musicalities, these last for being inserted with an intermediary aspect between the two genres cited recordings. Analyses justify understanding the productions of compositions, arrangements, recordings and performances of drummers participants and protagonists of the records held in decades. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação propõe mostrar os impactos causados pela inserção do Prato Ride no kit da bateria brasileira, sua utilização nas performances de bateristas das décadas de 1950 e de 1960, tendo como suporte teórico idéias básicas advindas das teorias de Kofi Adawu, entre outros. Foram feitas análises de gravações de sambas e temas de jazz com e sem a presença do prato ride, bem como em gravações classificadas como fusão de musicalidades, por estarem com um caráter intermediário entre os dois gêneros das gravações citadas. As análises realizadas justificam a compreensão das produções de composições, arranjos, gravações e performances de bateristas participantes e protagonistas dos registros realizados nas décadas citadas. pt_BR
dc.subject.pt Bateria pt_BR
dc.subject.pt Música – Análise, apreciação pt_BR
dc.subject.pt Samba pt_BR
dc.subject.pt Jazz. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|