dc.contributor.advisor |
Barros, Nicolas Lehrer de Souza |
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dc.contributor.author |
Ribeiro, Sergio Vitor |
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dc.date.accessioned |
2018-03-06T21:24:43Z |
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dc.date.available |
2018-03-06T21:24:43Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Sérgio Vitor de Souza. Reelaborações para violão da obra de J. S. Bach: análise das versões de Francisco Tárega e PabloMarques da Fuga BWV1001. 78 fl. Dissertação (Mestrado em Música). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11242 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Reelaborações para violão da obra de J.S.Bach: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da fuga BWV1001 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barros, Nicolas Lehrer de Souza |
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dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton Daunis |
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dc.contributor.referee |
Adour, Fabio |
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dc.degree.department |
CLA |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
musica |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical re-elaboration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bach |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transcription |
pt_BR |
dc.subject.en |
Arrangement |
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dc.description.abstracten |
The music of Johann Sebastian Bach was introduced into the guitar repertoire by the spaniard Francisco de Asís Tárrega Eixa in 1907. Since then, Bach’s music has remained a central part of the traditional guitar repertoire, and great interpreters of this instrument such as Llobet, Pujol and Segovia have produced transcriptions of this music, also exploring new works of the Baroque master. In this thesis, we have analyzed two re-elaborations for guitar of the Fuga BWV1001, made at an interval of about 100 years, by Tarrega and the Argentine Pablo Marquez (1967). We are a theoretical framework that uses as parameters concepts presented by Flavia Pereira which are related to the practice of musical re-elaboration, also borrowing from diverse approaches of Philip Hii, Nicolas Goluses, Stanley Yates and Pedro Rodrigues. Our goal is to highlight the differing techniques of re-elaboration on the guitar used by arrangers, and also to answer the following questions: Which techniques of reelaboration were used in the different versions? What are the main influences that defined the paths that they took in their versions? What were the resources that they made use of? Are their basic assumptions about the nature of re-elaboration different? What lesson can be inferred from the results? Finally, within the parameters presented by Pereira, we conclude that the musical re-elaboration of Tárrega may be classified as 'transcription', while preferring to classify Marquez’s re-elaboration as a process of “idiomatization”, which we define as a practice that seeks not only to adjust the work technically, but also to transform the work`s musical textures according to the possibilities of the new instrument. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A música de Johann Sebastian Bach foi introduzida no repertório do violão pelo espanhol Francisco de Asís Tárrega Eixea, em 1907. Desde então, a música de Bach foi mantida como parte central do repertório tradicional, já que os grandes intérpretes do instrumento, como Llobet, Pujol, Segovia e seus discípulos, passaram a inserir as transcrições tarreganeanas em seus programas de concertos, além de contribuírem com novas versões e encorajarem futuras gerações. No presente trabalho analisamos duas reelaborações para violão da Fuga BWV1001, realizadas em um intervalo de, aproximadamente, 100 anos por Tárrega e pelo violonista argentino Pablo Marquez (1967). Como referencial teórico, empregamos os conceitos apresentados por Flavia Pereira relacionados às práticas de reelaboração e as abordagens e definições utilizadas pelos autores Philip Hii, Nicolas Goluses, Stanley Yates e Pedro Rodrigues. Nosso objetivo é apontar as diferentes técnicas de reelaboração no violão utilizadas por arranjadores e responder as seguintes questões: Quais técnicas de reelaboração foram utilizadas nas versões? Quais são as principais influências que definiram os caminhos tomados pelos arranjadores em suas versões? Quais foram os recursos que eles utilizaram? Seus pressupostos básicos sobre reelaboração são divergentes? Que subsídios podemos apontar a partir dos resultados obtidos? Finalmente, dentro dos parâmetros apresentados por Pereira, concluímos que a reelaboração musical de Tárrega pode ser classificada como ‘transcrição’, enquanto preferimos classificar a reelaboração de Marquez como ‘idiomatização’, que definimos como a prática que procura não só adequar a obra às possibilidades físicas do instrumento de destino, mas transformar seus elementos (da obra) em função do novo meio. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tárrega, Francisco, 1852-1909 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Márquez, Pablo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música – Análise, apreciação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Violão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arranjo |
pt_BR |