dc.contributor.advisor |
Assunção, Eduardo Lakschevitz Xavier |
|
dc.contributor.author |
Borges., Renato Pereira Torres |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T21:25:06Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T21:25:06Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, Renato Pereira Torres. Relações entre música, espaço e ouvintes: alterações sonoras e espacialização de música acústica a partir da prática dos Cori Spezzati. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11243 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Relações entre música, espaço e ouvintes: alterações sonoras e espacialização de música acústica a partir da prática dos Cori Spezzati |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Assunção, Eduardo Lakschevitz Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha |
|
dc.contributor.referee |
Fargelande, Marcelo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cori Spezzati |
pt_BR |
dc.subject.en |
Space |
pt_BR |
dc.subject.en |
Echo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dynamics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Space and music influence each other both on listening and on compositional and performance decisions. This relation is studied taking as proposed scope the music of the Cori Spezzati [broken choirs] by composers related to the Basilica di San Marco, in Venice. The first chapter gathers information on musical predecessors and on the Venetian conditions on the 16th century that allowed the development of multiple-choirs music in the city, and presents a narrative on the musical praxis in San Marco between 1550 and 1620. By confronting the discordances found on the bibliographic review, the meaning of the terms originally created for similar practices that were later used without accuracy is clarified. In the second chapter, the proposed repertoire is described, taking in account non-notated information that directly influences the sound result during performance. Similarities between aspects presented by this Venetian music and examples of later concert music are demonstrated and conceptual approaches and analytical methods that deal with spatiality on acoustic music are commented on. The third chapter presents musical unfolding of the Cori Spezzati praxis, taking in account techniques developed from the adaptations made by different constraints imposed by praxis. Examples of dynamic variation, echo sectioning, and instruments and timbre exchanges, as ways of creating sonorities similar to that of musicians specialization are discussed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Espaço e música se influenciam tanto na escuta quanto nas decisões composicionais e interpretativas. Como recorte proposto, estuda-se essa relação na música dos Cori Spezzati [coros partidos] dos compositores ligados à Basilica di San Marco, em Veneza. O primeiro capítulo realiza um levantamento dos predecessores musicais e das condições venezianas no século XVI que permitiram o desenvolvimento da música em coros múltiplos na cidade e apresenta uma narrativa sobre a prática musical em San Marco entre 1550 e 1620. Por confronto de discordâncias encontradas na revisão bibliográfica, busca-se esclarecer o significado de termos originalmente criados para práticas similares e que, mais tarde, passaram a ser utilizados sem acuidade. No segundo capítulo, descreve-se o repertório proposto levando em conta informações não notadas nas partituras que influenciam diretamente o resultado sonoro durante a execução. Demonstram-se semelhanças entre aspectos apresentados nessa música veneziana e em exemplos posteriores da música de concerto, e comentam-se abordagens conceituais e métodos de análise que lidam com a espacialidade na música acústica. O terceiro capítulo apresenta desdobramentos musicais da prática dos Cori Spezzati, levando em consideração técnicas desenvolvidas a partir das adaptações feitas por diferentes restrições impostas pela prática. São discutidos exemplos de variação de dinâmica, seccionamentos em eco, e trocas de instrumentos ou de timbres, como maneiras de criar sonoridades semelhantes à da espacialização dos músicos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cori Spezzati |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaço |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Eco |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dinâmicas |
pt_BR |