dc.contributor.advisor |
Rosa, Claudia Beltrão da |
|
dc.contributor.author |
Messias, Christiane dos Reis |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T21:35:16Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T21:35:16Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
MESSIAS, Christiane dos Reis. O jogo cênico no "Estico" de Plauto e suas interações com os jogos plebeus. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11246 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MHis 2016/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O jogo cênico no "Estico" de Plauto e suas interações com os jogos plebeus |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The scenic game on "Stichus" of Plautus and their interactions with the ludi Plebeii |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rosa, Claudia Beltrão da |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Alexandre Carneiro Cerqueira |
|
dc.contributor.referee |
Gaia, Deivid Valério |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Didascalias |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ancient Theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
Plautus |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The Didascalia consists of an instruction given by the author to the dramatic text staging. In this work it is used as a field of view of the remains of a past act, more specifically, looking to identify them in the play "Stichus" of Plautus. The didascalia is taken here as a bridge between the literary text and the staging, the record established in the literature, the plautine poetic; the mark of the author's method. Although we do not find in Plautus dicascalias themselves, there are spoken didascalias that give description as detailed actions, sets etc, which would make redundant a realistic scenario, for example, and leaving explicit gestures, movements, costumes, accessories, tone of voice and other elements belonging to the spectacle. This presentation objetives therefore show the my research final result from the Masters in Social History at Unirio by drawing a staging proposal to "Stichus" from their "spoken didascalias" which provided the way of possible performance for this text. This scenic game here is analyzed in their interactions with the ludi Plebeii. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A rubrica ou didascália consiste em uma instrução dada pelo autor para encenação do texto dramático. Neste trabalho, a rubrica é utilizada como campo de observação dos vestígios de uma encenação passada, mais especificamente, procurando identificá-los na peça "Estico" de Plauto. A rubrica é aqui tomada como uma ponte entre o texto literário e a encenação, o registro fixado na literatura, da poética plautina; a marca do método do autor. Apesar de não encontrarmos em Plauto rubricas propriamente ditas, há rubricas faladas que dão uma descrição tão detalhadas de ações, cenários etc, que tornariam redundante um cenário realista, por exemplo, e que deixam explícitos gestos, movimentações, trajes, acessórios, tom de voz e demais elementos pertencentes ao campo do espetáculo. Apresenta-se, assim, uma proposta de encenação do "Estico", partindo de suas "falas-rubricas" que fornecem o caminho de um espetáculo possível para esse texto. Esse jogo cênico é aqui analisado em suas interações com os "ludi Plebeii". |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Didascália |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro antigo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Plauto |
pt_BR |