dc.contributor.advisor |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.author |
Santos, Cristina Neves dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T21:58:14Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T21:58:14Z |
|
dc.date.issued |
2016-08-24 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Cristina Neves dos. Aprendizagens inerentes à construção de uma calculadora de Matrizes e determinantes. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11249 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagens inerentes à construção de uma calculadora de Matrizes e determinantes |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Gisela Maria da Fonseca |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contextualization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Innovation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
An immersion in the underlying learnings around project work in the integrated system of teaching on high school. The production of the calculator of matrices and determinants puts into question many aspects beyond mathematics: the essence of the integrated system of teaching, public education policies, the development of skills and competencies required in the XXI century, the teacher´s attitude as a partner in the acquisition of knowledge and not the only source, the use of online digital resources and appropriate software, among others. The project took place in a public school in Rio de Janeiro called Colégio Estadual José Leite Lopes, known as NAVE, in a Digital Game Programming class, and comprehended contents listed in the Minimum Curriculum, deeper theorems and a geometric application of matrices. The students were protagonists in all project stages. At the end, were identified through questionnaires with open and closed questions, the development of the mathematical content and skills inherent in group working, as well as verified, by internal and external evaluations, the class performance before and after the project. This work intends to investigate the relevance of the project and its importance, since it is a recurring pedagogical practice at school. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Uma imersão nas aprendizagens subjacentes ao trabalho por projetos no ensino médio integrado. A confecção da calculadora de matrizes e determinantes coloca em discussão muitos aspectos além da matemática: a essência do ensino médio integrado, as políticas públicas de educação, o desenvolvimento das habilidades e competências inerentes ao século XXI, o posicionamento do professor enquanto parceiro na aquisição de conhecimentos e não a única fonte, a utilização de recursos digitais online e softwares apropriados, entre outros. O projeto ocorreu no Colégio Estadual Jose Leite Lopes - NAVE, no Rio de Janeiro, numa turma de Programação de Jogos Digitais, e compreendeu conteúdos listados no Currículo Mínimo, teoremas mais aprofundados e uma aplicação geométrica das matrizes. Os alunos foram protagonistas em todas as etapas do projeto. Ao termino, foram identificados, através de questionários com perguntas abertas e fechadas, o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos e das habilidades inerentes ao trabalho em grupo, assim como verificado, através das avaliações internas e externas, o desempenho da turma antes e após o projeto. Esse Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-graduação em Matemática PROFMAT da UNIRIO foi desenvolvido com o intuito investigar a relevância do projeto e seu alcance, visto ser uma pratica pedagógica recorrente no colégio. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matrizes (Matemática) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Determinantes (Matemática) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologia na educacao |
pt_BR |