dc.contributor.advisor |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.author |
Nascimento, Igor Alvarenga da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T22:42:02Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T22:42:02Z |
|
dc.date.issued |
2016-07-23 |
|
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Igor Alvarenga da Silva. Funções exponenciais no ensino médio: teoria e aplicações. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11250 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Funções exponenciais no ensino médio |
pt_BR |
dc.title.alternative |
teoria e aplicações |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Orlando dos Santos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Exponential functions |
pt_BR |
dc.subject.en |
High School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Didactic sequence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contextualization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Applications |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper aims to present a different and innovative proposition on the approach of exponential functions for High School. With a didactic sequence of lessons, motivated by contextualization and interesting and challenging applications, the objective is to provide the reader a new parameter of knowledge transmission, keeping the intention to arouse the students attention, by fleeing from the pure and abstract concepts and, in consequence, improving the teaching and learning process, not leaving the rigor and mathematical formalism in secondary plan. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho possui o objetivo de apresentar uma proposta diferente e inovadora da abordagem dos conteúdos de funções exponenciais para o Ensino Médio. Através de uma sequência didática de aulas, motivadas por contextualizações e aplicações interessantes e desafiadoras, procura-se proporcionar ao leitor um novo parâmetro de transmissão de ensinamentos, tendo a intenção de despertar o interesse do discente, fugindo dos conceitos puros e abstratos e, por consequência, melhorar o processo de ensino-aprendizagem, sem deixar o rigor e formalismo matemático em plano secundário. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática (Ensino médio) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Funções exponenciais |
pt_BR |