dc.contributor.advisor |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.author |
Costa, Alex Lauriano da |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T23:22:09Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T23:22:09Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Alex Lauriano da. A centralidade do esporte e a ampliação da jornada escolar para o tempo integral no contexto do Ginásio Experimental Olímpico/RJ. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11251 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/05. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A centralidade do esporte e a ampliação da jornada escolar para o tempo integral no contexto do Ginásio Experimental Olímpico/RJ |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.referee |
Hora, Dayse Martins |
|
dc.contributor.referee |
Menezes, Janaina Specht da Silva |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full time scholl |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sports in the scholl |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experimental Olympic Gymnasium |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study investigates the concept of full-time and sports implemented at the Experimental Olympic Gymnasium (GEO). It was created in 2012 as a pilot project in
the city of Rio de Janeiro. GEO is an offshoot of the Experimental Gymnasium project, which has started in 2010 with the Carioca Experimental Gymnasium. The research fits within the theme comprehensive and full-time education which has been an object of academic study (Coelho, 2009; Cavaliere, 2009; Brandão, 2009). Because of the current Brazilian educational outlook, the issue has been central in the plans and actions of governments at all levels, raising heated debates. The extension of school hours for full-time in GEOs was justified, therefore, to "give opportunity to students with sports skills to develop their potential, without giving up an education of excellence". The survey introduces, as a problem, the conception of sports and full-time adopted at the Experimental Olympic Gymnasium and which has been set as a general objective to analyze the conception of sport, materialized by the Experimental Gymnasium program in their Olympic side, aiming at the presentation of the concept of full-time of that institution. For that reason, the following objectives has been set: (i) describe the origin of the Olympic Experimental Gymnasiums as public policy of full-time education in the city of Rio de Janeiro; (ii) analyze the concept of full-time education at the GEOs and (iii) analyze the sports design materialized in GEO curriculum. The data collected during this study are
based on bibliographical and documentary research. From the analysis, we can infer that the program is based on a contemporary vision of full-time - one that seeks full protection - using high performance sport in order to discover sports talents. It does not provides sports with a critical perspective and ultimately reinforces the consumption of sports culture industry. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo investiga a concepção de tempo integral e de esporte implementados no Ginásio Experimental Olímpico (GEO). Criado em 2012 como um projeto piloto do município do Rio de Janeiro, o GEO é uma ramificação do projeto Ginásios Experimentais, que se iniciou em 2010, com o Ginásio Experimental Carioca. A investigação se insere dentro do tema educação integral e(m) tempo integral que, nos últimos anos, vem sendo objeto de pesquisa no meio acadêmico (Coelho, 2009; Cavaliere, 2009; Brandão, 2009). Com o atual cenário educacional brasileiro, a temática vem ganhando centralidade nos planos e ações dos governos em todas as esferas, gerando calorosas discussões. A ampliação da jornada escolar para o tempo integral nos GEOs foi justificada, assim, para "dar oportunidade aos alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência". A pesquisa traz, como problema, a concepção de esporte e de tempo integral adotada no Ginásio Experimental Olímpico e estabelece, como objetivo geral, analisar a concepção de esporte, materializada pelo programa Ginásio Experimental na sua vertente olímpica, visando à apresentação da concepção de tempo integral dessa instituição. Assim, colocam-se como objetivos específicos: (i) descrever a origem dos Ginásios Experimentais Olímpicos como política pública de tempo integral no Município do Rio de Janeiro; (ii) analisar a concepção de tempo integral presente no GEO e (iii) analisar a concepção de esporte materializada no currículo do GEO. Os dados coletados ao longo deste estudo foram constituídos com base em pesquisa bibliográfica e documental. A partir das análises realizadas, pudemos inferir que o programa se baseia em uma visão contemporânea de educação integral e(m) tempo integral - aquela que visa à proteção integral -, utilizando o esporte de alto rendimento com o objetivo de descobrir talentos esportivos. Essa perspectiva não trata criticamente o esporte e, em última instância, reforça o consumo da indústria cultural esportiva. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Esporte na escola |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ginásio Experimental Olímpico |
pt_BR |