dc.contributor.advisor |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Gustavo José Albino de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T23:22:52Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T23:22:52Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
OUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11253 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Integral Education: course and ideals about human development formation |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Martins, Angela Maria Souza |
|
dc.contributor.referee |
Bernardo, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Angela Maria Souza |
|
dc.contributor.referee |
Alcântara, Alzira Batalha |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integral education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full-time education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Human development formation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Nowadays much is attributed to school, for its role on "forming citizens." Each time
more gaps widen between social classes and the way in which modern societies are walking, in a capitalist logic way, their path seems to continue to be guided by prognoses of inequality fortification and of suppression of the democratic principles. Since its foundation, the school has been put in challenge. And in the current political and social environment, the integral education has been entered as a proposal to achieve significant improvements in the Brazilian public education. But what is the concept of integral education in the current political scenario? How is it considered in Brazil? What are the ideological origins of this thought? Questions like these point to the paths taken in this study, which had as its main objective to reflect about the different conceptions that underlie the integral education, consolidated throughout history and the possible references of these streams in the Brazilian educational thinking and as their specific objectives: (1) Carry out a theoretical research about the different conceptions of integral education found in historicity, since Greek ancient times to the post middle age period; (2) to investigate possible influences of these streams in reflections that get closer to the integral education and in full time Brazilian educational thinking during the twentieth century; and (3) Analyze integral education understanding in the Brazilian post-democratization educational scenario. Therefore, this research of qualitative and bibliographic nature, I take advantage of a wide framework with which I seek to dialogue
with different streams of educational thinking. The conclusions reached have helped to
identify how education has been used as an important tool for the hegemonic organization of the societies throughout history. Besides, the prospect of sociohistorical integral education understands the school as an institution that can be transformative of the reality that surrounds it and, beyond full-time, stimulatory of human being multiple potentialities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Hoje muito se atribui à escola, quanto ao seu papel de "formar cidadãos". Cada vez mais se ampliam abismos entre classes sociais e na forma com a qual caminham as sociedades modernas, de lógica capitalista, o percurso parece continuar sendo guiado por prognósticos de fortificação de desigualdades e supressão de princípios democráticos. Desde sua criação, a escola vem sendo posta em xeque. E na atual conjuntura política e social, a educação integral tem sido inscrita como uma proposta de alcançar significativas melhoras na educação pública brasileira. Mas qual é a concepção de educação integral presente nas atuais políticas? Como ela é pensada no Brasil? Quais as matrizes ideológicas desse pensamento? Questões como estas apontam os caminhos percorridos no presente estudo, que teve, como objetivo geral, refletir sobre as diferentes concepções que embasam a educação integral, consolidadas ao longo da história e possíveis referências destas correntes no pensamento educacional brasileiro e, como objetivos específicos, (1) realizar uma investigação teórica acerca das diferentes concepções de educação integral encontradas na historicidade, desde a antiguidade grega até o período pós-idade média; (2) investigar possíveis influências destas correntes em reflexões que se aproximem da educação integral e(m) tempo integral no pensamento pedagógico brasileiro, durante o século XX; e (3) analisar compreensões de educação integral no cenário educacional brasileiro pós-redemocratização. Para tanto, nesta pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, lanço mão de um vasto referencial com o qual busco dialogar com diferentes correntes de pensamento educacional. As conclusões alcançadas permitiram identificar o quanto a educação vem sendo utilizada como uma ferramenta importante para a estruturação hegemônica das sociedades, ao longo da história. Além disso, a perspectiva de educação integral socioistórica, entende a escola como uma instituição que pode ser transformadora da realidade que a cerca e, para além do tempo integral, estimuladora de múltiplas potencialidades dos seres humanos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação humana |
pt_BR |