dc.contributor.advisor |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Sophia Sartini Fernandes de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-06T23:23:17Z |
|
dc.date.available |
2018-03-06T23:23:17Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-11 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Sophia Sartini Fernandes de. O ensino de ciências por meio das mídias sonoras. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11254 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/21. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de ciências por meio das mídias sonoras |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmen Irene Correia de |
|
dc.contributor.referee |
Pralon, Lucia |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Maria da Conceição Barbosa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Audio medias |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scientific literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Language-games |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work intends to investigate the possible contributions that audio medias, as a
pedagogical tool, can offer to children’s education in elementary school, especially in the field of scientific literacy. This pedagogical tool is investigated from its feature of language laboratory. In the field of scientific literacy, the ways of introducing students to the language of science will be approached under the point of view of the thought of Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein, with special emphasis in his concept of language-games as it is developed in his work Philosophical Investigations. In this research context, wittgensteinian reflections about the praxis of language in social contexts are fundamentally important for the investigation of scientific literacy in the radiophonic approach as a possible way for the inclusion of students in the language-games of science. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem por finalidade investigar as possíveis contribuições que as mídias sonoras, como uma ferramenta pedagógica, podem oferecer à formação dos alunos do ensino fundamental no âmbito da alfabetização científica. Esta ferramenta pedagógica é investigada a partir de seu aspecto de laboratório de linguagem. Para isso, uma corrente do pensamento filosófico sobre a linguagem será utilizada como pressuposto teórico nesta investigação. No âmbito da alfabetização científica, as formas de inserção dos alunos na linguagem da ciência serão abordadas a partir das reflexões do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, com especial ênfase em seu conceito de jogos de linguagem tal qual desenvolvido em sua obra investigações Filosóficas. Neste contexto investigativo, as reflexões wittgensteinianas sobre a práxis da linguagem nos contextos sociais serão de fundamental importância para o estudo da alfabetização científica no contexto midiático, como um possível caminho para a inclusão dos alunos nos jogos de linguagem da ciência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mídia sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos de linguagem |
pt_BR |