DSpace Repository

O ensino de ciências por meio das mídias sonoras

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.author Oliveira, Sophia Sartini Fernandes de
dc.date.accessioned 2018-03-06T23:23:17Z
dc.date.available 2018-03-06T23:23:17Z
dc.date.issued 2015-08-11
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Sophia Sartini Fernandes de. O ensino de ciências por meio das mídias sonoras. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11254
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/21. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ensino de ciências por meio das mídias sonoras pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.referee Pralon, Lucia
dc.contributor.referee Lima, Maria da Conceição Barbosa
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Audio medias pt_BR
dc.subject.en Scientific literacy pt_BR
dc.subject.en Language-games pt_BR
dc.description.abstracten This work intends to investigate the possible contributions that audio medias, as a pedagogical tool, can offer to children’s education in elementary school, especially in the field of scientific literacy. This pedagogical tool is investigated from its feature of language laboratory. In the field of scientific literacy, the ways of introducing students to the language of science will be approached under the point of view of the thought of Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein, with special emphasis in his concept of language-games as it is developed in his work Philosophical Investigations. In this research context, wittgensteinian reflections about the praxis of language in social contexts are fundamentally important for the investigation of scientific literacy in the radiophonic approach as a possible way for the inclusion of students in the language-games of science. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem por finalidade investigar as possíveis contribuições que as mídias sonoras, como uma ferramenta pedagógica, podem oferecer à formação dos alunos do ensino fundamental no âmbito da alfabetização científica. Esta ferramenta pedagógica é investigada a partir de seu aspecto de laboratório de linguagem. Para isso, uma corrente do pensamento filosófico sobre a linguagem será utilizada como pressuposto teórico nesta investigação. No âmbito da alfabetização científica, as formas de inserção dos alunos na linguagem da ciência serão abordadas a partir das reflexões do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, com especial ênfase em seu conceito de jogos de linguagem tal qual desenvolvido em sua obra investigações Filosóficas. Neste contexto investigativo, as reflexões wittgensteinianas sobre a práxis da linguagem nos contextos sociais serão de fundamental importância para o estudo da alfabetização científica no contexto midiático, como um possível caminho para a inclusão dos alunos nos jogos de linguagem da ciência. pt_BR
dc.subject.pt Mídia sonora pt_BR
dc.subject.pt Alfabetização científica pt_BR
dc.subject.pt Jogos de linguagem pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|